Pineapple

A pagar a luz do vizinho...

13 publicações neste tópico

Remotamente enquadrado... mas não encontrei local mais adequado para o meu problema.

Estou a alugar uma apartamento ao lado da senhoria e desconfio que um dos quartos dessa casa me está a atacar a conta da luz.

Quanto é que se paga de luz aqui na capital? A conta do mês passado foram 50€!!! Vivo sozinho... e as únicas coisas que mantenho ligadas perpétuamente aqui em casa é o frigorífico e as coisas da MEO.... Ando a pagar mais de luz que os meus pais...

Como devo aproximar as criaturas? É que isto de 50€ de luz todos os meses é muito dinheiro e realmente não me parece estar de acordo com o que tenho ligado diariamente...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu numa moradia com frigorífico, arca congeladora, routers e boxes do meo sempre ligados e com a utilização normal pago em média 55€ / mês, mas tenho bi-horário e já estou no mercado liberalizado.

Não é nenhum exagero, mas acho que esses 50€ são um bocado mais do que devia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não me parece um valor muito alto, mas é fácil confirmar - habitua-te a desligar os disjuntores no quadro, antes de sair de casa (deixa o do frigorífico ligado, senão vais-te arrepender).

Se a casa da vizinha estiver alimentada a partir do teu quadro ela vai perceber, mais cedo ou mais tarde.

Nota que este método, só por si, vai diminuir a conta da luz - as boxes do MEO ainda consomem um bom pedaço... Eu tenho isso tudo ligado a uma daquelas extensões com interruptor que desligo ao sair de casa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como devo aproximar as criaturas? É que isto de 50€ de luz todos os meses é muito dinheiro e realmente não me parece estar de acordo com o que tenho ligado diariamente...

Já verificou quanto paga pela taxas, obrigatórias, e impostos associados ao consumo?

Verificou se o consumo cobrado é real ou estimado? Se for estimado, podem estar a fazer uma estimativa muito acima do real... e ser essa a causa principal!...

Vá ao contador e faça a leitura do mesmo. Devem-lhe dar uns dias para comunicar a leitura por telefone ou presencialmente. Depois verifique na fatura seguinte se o consumo recorre menos a estimativas!...

Em simultâneo, deve desligar aparelhos (mesmo os que ficam em stand by) quando não os usa. A "carteira" agradece estes gestos, em desfavor do comodismo, no final de cada mês!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A potência contratada pode ser superior ao necessário, o que encarece muito a fatura da luz.

Se a electricidade tiver como modo de cobrança "Conta certa", ou seja, pagar sempre o mesmo valor todos os meses com acerto de valores uma vez por ano, pode também alterar os valores por defeito.

Para tirar a limpo o "eventual desvio da electricidade", o melhor é desligar todos os aparelhos das tomadas, desligar todas as luzes, não desligar o quadro eléctrico, e observar se o contador continua a funcionar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu numa moradia com frigorífico, arca congeladora, routers e boxes do meo sempre ligados e com a utilização normal pago em média 55€ / mês, mas tenho bi-horário e já estou no mercado liberalizado.

Não é nenhum exagero, mas acho que esses 50€ são um bocado mais do que devia.

Com isso ligado aqui no Brasil eu pagaria acerca de 100 euros.

Mas, claro a roubalheira do Brasil nenhum país tem :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Remotamente enquadrado... mas não encontrei local mais adequado para o meu problema.

Estou a alugar uma apartamento ao lado da senhoria e desconfio que um dos quartos dessa casa me está a atacar a conta da luz.

Quanto é que se paga de luz aqui na capital? A conta do mês passado foram 50€!!! Vivo sozinho... e as únicas coisas que mantenho ligadas perpétuamente aqui em casa é o frigorífico e as coisas da MEO.... Ando a pagar mais de luz que os meus pais...

Bom, 50€ não me parece nada elevado, até acho que é o normal...mas isso depende do consumo e do perfil de cada um. Depende também da tarifa e da potência contratada? Qual é a tua tarifa e potência?

Na minha casa somos 2 pessoas, tenho tarifa bi-horária e potência de 4,6kva. Em termos de consumo tenho a box, router e friogorifico combinado (friog+ cong) constantemente ligado.

Tenho ainda um termoacumulador que liga durante 3 horas todos os dias em hora cara (das 17h-20h) e está sempre ligado durante a noite (7h), ao sábado a maior parte do dia (14h) e ao domingo o dia todo (24h).

Para além disto, a mulher todos os dias usa o secador durante cerca de 5-10m. O ferro de engomar é usado apenas ao Domingo (hora barata) e são cerca de 3h a passar.

A máquina da louça é usada 4 vezes por semana aproximadamente e a máquina da roupa 3 vezes por semana. Ambas, sempre que possível em hora barata (Sábado, Domingo, ou em diferido durante a semana)

Tendo isto dito, e tendo em conta que apenas gasto electricidade pois não tenho gás, as minhas últimas facturas tiveram os seguintes valores:

52,48€

47,76€

54,87€

50,62€

42,65€

Espero que ajude.

Cumps.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom, 50€ não me parece nada elevado, até acho que é o normal...mas isso depende do consumo e do perfil de cada um. Depende também da tarifa e da potência contratada? Qual é a tua tarifa e potência?

Na minha casa somos 2 pessoas, tenho tarifa bi-horária e potência de 4,6kva. Em termos de consumo tenho a box, router e friogorifico combinado (friog+ cong) constantemente ligado.

Tenho ainda um termoacumulador que liga durante 3 horas todos os dias em hora cara (das 17h-20h) e está sempre ligado durante a noite (7h), ao sábado a maior parte do dia (14h) e ao domingo o dia todo (24h).

Para além disto, a mulher todos os dias usa o secador durante cerca de 5-10m. O ferro de engomar é usado apenas ao Domingo (hora barata) e são cerca de 3h a passar.

A máquina da louça é usada 4 vezes por semana aproximadamente e a máquina da roupa 3 vezes por semana. Ambas, sempre que possível em hora barata (Sábado, Domingo, ou em diferido durante a semana)

Tendo isto dito, e tendo em conta que apenas gasto electricidade pois não tenho gás, as minhas últimas facturas tiveram os seguintes valores:

52,48€

47,76€

54,87€

50,62€

42,65€

Espero que ajude.

Cumps.

Quase o meu consumo, mas com cálculos muito similares.

Falta mencionar outros sorvedores de electricidade: placa eléctrica e forno...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quase o meu consumo, mas com cálculos muito similares.

Falta mencionar outros sorvedores de electricidade: placa eléctrica e forno...

Verdade, ficou esquecido.

Ainda por cima são exactamente estes 2 itens que fazem variar mais a factura ;D

Forno - Ligado cerca de 3 vezes por semana, aleatoriamente (sem horário definido) ficando cerca de 1h30m ligado.

Placa - Ligada 5 dias por semana (hora cara) durante aproximadamente 1h. É também ligada 3 vezes ao fim de semana (hora barata) com os mesmos tempos de consumo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois isso e muito relativo e pelo que descreves nem gas usas, pelo que 50euros sera normal, ja para uma pessoa com gas penso que seja elevado.

Eu e a minha namorada gastavamos cerca de 20/25 euros mes.

Frigorifico, router e tais sempre ligado. (Verifiquei o consumo dos mesmos e o movimento da "roda" era quase imperceptivel, excepto quando o frigorifico "dispara")

TV varias horas por dia ligada.

Maquina de lavar roupa 1 vez por semana.

Ferro de engomar raramente.

Forno electrico 2 a 3 vezes por semana.

Outras coisas normais como luzes, telemoveis e tal e tal...

Eramos cuidadosos, mas nao era obsessao! A media de um ano penso que ficou a 22euros/mes com tarifa normal e com a potencia minima (admissivel) penso que 3,6kVa

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, no meu caso 3,6kva era impensável. Muito provavelmente já não conseguiria ter o forno e a placa ligada ao mesmo tempo (juntamente com tudo o resto que já está efectivamente ligado).

Já fiz vários testes e com 4,6kva chega para tudo. Placa(3 bocas), Forno(180º), Ferro e Aspirador já estiveram ligados ao mesmo tempo e o quadro nunca disparou.

Também me esqueci de mencionar que tenho 25 projectores na sala, mas todas eles são LED de 5Watts.

Sim, talvez para uma pessoa que use gás seja elevado. Eu pessoalmente não me queixo da conta da EDP porque acho que é justo o que pago vs o que consumo.

Na casa dos meus pais pagam cerca de 130€/mês (Gás + Luz) e são apenas 3 pessoas. Isso sim, acho caro e os hábitos são praticamente os mesmos.

Há no entanto várias diferenças em termos de equipamentos, nomeadamente as luzes não são LED. Os electrodomésticos são antigos (mais de 7 anos enquanto os meus são todos A+, A++ e A+++) e têm 3 saídas de ar condicionado que normalmente só são ligadas em dias de muito calor ou muito frio.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obviamente, cada caso e um caso... eu no maximo teria uma (ou duas) lampada de 15 ou 20W ligada, tv, forno e, assim muito a maluca, a maquina de lavar roupa ao mesmo tempo e para isto os 3,6 eram suficiente. Mais que isto obviamente nao ha milagres!

Uma placa electrica, penso que os 4 "bicos" no maximo ao mesmo tempo possa chegar aos 5/6K so para dar uma ideia...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obviamente, cada caso e um caso... eu no maximo teria uma (ou duas) lampada de 15 ou 20W ligada, tv, forno e, assim muito a maluca, a maquina de lavar roupa ao mesmo tempo e para isto os 3,6 eram suficiente. Mais que isto obviamente nao ha milagres!

Uma placa electrica, penso que os 4 "bicos" no maximo ao mesmo tempo possa chegar aos 5/6K so para dar uma ideia...

Sim é bem possível, aquilo puxa muito. Nunca liguei os 4 no máximo (existe alguém que o faça??) porque nunca precisei. Normalmente é 1 ou 2, no máximo 3 e nunca estão todos no máximo, até porque o máximo normalmente é para fritos e mesmo assim não uso o máximo, uso o nível inferior ao máximo que é suficiente.

Tendo isto dito disse 6 vezes "máximo". Ups 7. :-X

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead