Visitante Andalm

Venda

8 publicações neste tópico

Boa tarde!

Eu e meu marido podemos  vender nossa casa, a alguém que não é da familia sem assinatura dos nossos filhos?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Naturalmente que sim - há tantas casas onde vivem crianças que são vendidas a terceiros...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Naturalmente que sim - há tantas casas onde vivem crianças que são vendidas a terceiros...

Os nossos filhos são maiores de idade, dai a minha pergunta...

Queremos vender e doar parte a 2 filhos, porque o terceiro já recebeu a parte dele...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mediante a idade do imóvel, terão de entregar o anexo G (ou G1) na vossa declaração de IRS!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu só referi as crianças porque se fosse preciso a autorização elas claramente não a podiam dar, por ser menores. Ora isso não se verifica porque, como se sabe, há montanhas de casas a serem vendidas por particulares com filhos...

Agora, afinal o produto é da venda é para entregar aos filhos, isso é um dado importante que devia ter sido indicado logo ao início. Podem dar o dinheiro aos filhos sem problemas de o terceiro poder interferir. Isso, no entanto, será relevante quando os pais falecerem para efeitos de partilhas.

Essas doações poderão, nessa altura, entrar para as contas. Talvez convenha darem uma vista de olhos ao código civil, no que diz respeito à Colação (artigo 2104º e seguintes) http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?ficha=2101&artigo_id=&nid=775&pagina=22&tabela=leis&nversao=&so_miolo=

Basicamente, quando for altura de calcular as partilhas, as doações que tenham sido feitas em vida entram para as contas como se fosse uma espécie de adiantamento por conta da herança.

Por exemplo, dizes que o terceiro filho já recebeu a parte dele (o que quer que isso queira dizer). Se os outros dois não recebessem nada antes de vocês falecerem, eles teriam direito a uma parte maior nas partilhas para compensar o facto de ele ter recebido essa quantia ainda durante a vossa vida. Se vocês agora vão equilibrar as contas, melhor, mais fácil fica na altura das partilhas...

Guardem é comprovativos dessas transferências todas, e digam aos vossos filhos onde essa informação fica guardada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde!

Eu e meu marido podemos  vender nossa casa, a alguém que não é da familia sem assinatura dos nossos filhos?

...

Agora, afinal o produto é da venda é para entregar aos filhos, isso é um dado importante que devia ter sido indicado logo ao início...

É em tudo semelhante ao conteúdo deste tópico, onde os dados vão sendo revelados à medida das soluções propostas: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=10673.0

Não esquecer este pormenor, no caso de venda do imóvel:

Mediante a idade do imóvel, terão de entregar o anexo G (ou G1) na vossa declaração de IRS!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É em tudo semelhante ao conteúdo deste tópico, onde os dados vão sendo revelados à medida das soluções propostas: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=10673.0

Não esquecer este pormenor, no caso de venda do imóvel:

Então o mais simples vai ser vender a moradia e depois distribuir pelos 2 filhos.

obrigados

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde!

É legal fazer um "papel" em que mencione que um herdeiro abdica da parte dele?

Os tais 60k que já recebeu...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead