tiagopt

Análise Semanal - Sonae SGPS

1 publicação neste tópico

Esta análise foi retirada do blogue Surfar a Tendência.

A vencedora da análise semanal foi a Sonae SGPS, depois de uma aguerrida luta com a Galp. A análise desta semana vai ser diferente, já que a lateralização dos últimos tempos não trouxe muitas novidades.

A análise desta vez será feita no gráfico semanal (cada vela corresponde a uma semana, em vez de um dia, como é habitual). Assim, podemos ter mais facilmente uma visão de longo prazo. Em períodos de lateralização a análise ao longo prazo é fulcral, já que nos permitirá com um maior rigor prever o próximo passo.

Como eu já disse diversas vezes, este título será um dos escolhidos para integrar a minha carteira no próximo bull market. A empresa tem qualidade e a sua capacidade para exacerbar os movimentos do mercado encanta-me. É como investir num produto alavancado, mas com um risco pouco superior ao implícito em outras acções.

Olhando para ela por este ponto de vista, não é necessário apanhar o "fundo" para conseguir um negócio lucrativo quando começar a subir. No último bull subiu mais de 800%, e mesmo que tivéssemos perdido mais de um ano a descobrir que este já estava em curso teríamos conseguido com relativa facilidade ganhar 200 ou 300%.

O contrário também se aplica, se tivéssemos entrado cedo demais, na bull trap do início de 2002, teríamos incorrido numa perda potencial de 60%! E mesmo para uma estratégia de buy & hold, só passados quase 3 anos o capital investido chegaria ao break-even. Muito tempo para ter capital negativo, mesmo para os mais crentes e pacientes.

Olhando para o RSI, podemos tirar algumas conclusões bastante interessantes.

Após uma rápida análise, há algo que salta à vista: o anterior bull market iniciou-se com uma forte divergência entre o indicador e o preço, o actual bear market foi "anunciado" pelo RSI com uma divergência ainda mais poderosa.

É fácil constatar também que antes do gigantesco bull market, sempre que havia uma zona de sobrevenda, as cotações respondiam com um rally. Neste bear market, as cotações estão em sobrevenda há um ano e o rally só agora parece ter começado.

E era aqui que eu queria chegar.

Olhemos para a zona assinalada com o número 1. É uma zona de tendência secundária, que aconteceu após um período de exacerbada sobrecompra. É normal acontecer isso em bull market, é um movimento necessário para o mercado tomar fôlego e continuar o seu caminho. É geralmente denominado de movimento de consolidação. Esse movimento durou cerca de 5 meses, depois disso recuperamos o caminho inicial, a subida continuou.

Facilmente reparamos nas similaridades entre a zona 1 e 2 (no RSI). Acredito que o actual movimento seja de consolidação, tal como aconteceu na zona 1. Nada do que vemos no gráfico aponta para a inversão da tendência principal por isso não tenho razões para crer que já atingimos o fundo.

O presente movimento leva 2 meses, os ganhos são até bastante modestos. Um movimento de consolidação em bear market é geralmente mais curto do que em bull market, mas pode perfeitamente durar 3-4 meses. Por outro lado, pode acabar de forma repentina e apanhar os mais atrevidos nas suas malhas. Repare-se na diminuição progressiva dos volumes durante a subida, um sinal claro de alerta. Não é em vão que se chama bull trap! Pessoalmente, prefiro perder uma hipotética subida dos 0,5 aos 0,6 do que ser apanhado num movimento brusco de queda.

Como todos os que admiram a Sonae, queria que ela começasse a subir já, de forma consolidada e definitiva. Mas nada do que vejo me aponta nesse sentido, pelo contrário. Então, porquê precipitar-nos? Aguardemos com paciência, quando for altura de comprar chegará certamente para todos...

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead