Ramiro Costa

Valerá a pena renovar DP?

63 publicações neste tópico

Tenho um DP que se irá vencer no início de Julho.

Dado tratar-se de um valor considerável e ser uma aplicação que eu quero que continue na área de "risco mínimo", pergunto: nos dias que correm, qual será a melhor taxa de juro (1 ano) que eu devo pedir/aceitar como remuneração deste DP (de 3 dígitos)?

No caso de as taxas dos DP, actualmente, estarem tão baixas que não seja indicado efectuar/renovar este DP, que outro tipo de aplicação de baixo risco sugerem que eu realize?

Já tenho algum dinheiro em CA e CTPM. Será que os devo reforçar? Ou haverá aplicações mais compensadoras e de moderado risco?

Será que me podem ajudar na decisão?

Os meus agradecimentos desde já.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu diria que não aceite nada abaixo de 3.25, já que essa é taxa tabelada praticada pelo Invest e PrivatBank.

Agradeço a resposta.

Infelizmente não foi esse o valor que me apresentaram. Eu ainda não entrei na "fase negocial" (o DP só se vence dentro de 2 semanas). mas já sondei o meu gestor (o dinheiro está num conhecido banco insular, que tem andado meio atrapalhado) e ele disse-me que, provavelmente, o banco só irá até aos 2,6% brutos. Aliás, foi precisamente por achar pouco que estou já a ver alternativas.

Sou cliente do banco há dezenas de anos, contudo, tenho que zelar pelos meus interesses...

Então o amigo acha que eu devo usar esse argumento: ou o banco Ba . . f dá-me os 3,25% brutos que a concorrência está a praticar neste momento ou... eu transfiro para lá as minhas poupanças! É isso?

É que, se eles não acompanharem este valor de 3,25%, eu depois não tenho outro remédio senão cumprir a minha palavra e tirar de lá o dinheiro... após mais de 40 anos de cliente!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Independentemente da idade, se quer uma "boa" taxa no DP então deverá mudar de instituição bancária.

O Santander tem um DP (mais confiança 12M) a 3,55% e o PrivatBank (assim como o Finantia) a 3,25%.

O Banif de facto não deve ir além dos 2,60%... se bem que na tabela esteja 2,30%!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atenção que os 3.25% do Invest são só para um máximo de 75.000€

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado.

Já pensei em dividir a importância que tenho aplicada neste DP e colocá-la em vários "cestos"/produtos de baixo risco. Contudo, tenho receio que estando a dividir esta importância, isso faça diminuir o meu "poder negocial" junto da instituição financeira.

Eu sei que é quase ridículo eu falar assim, pois o dinheiro nem é assim tanto e pouco servirá para "negociar". Ainda me lembro da última vez que eu fui ao banco (foi há 1 ano), o meu gestor de conta - para me "provar" que a taxa que estavam a praticar era a mesma - mostrou-me a aplicação do cliente anterior, e o montante que esse sujeito tinha aplicado era de... 2 milhões de euros! Como tudo é relativo...

Seja como for, as minhas poupanças foram obtidas graças ao meu trabalho - nunca ninguém me deu nada! - e a minha preocupação é preservá-las para uma emergência de saúde ou, para quando eu "fechar os olhos", os meus filhos terem ali uma ajudazinha para as suas vidas.

Não será assim muito dinheiro, mas é honesto e poupado com algum sacrifício. É precisamente por essa razão que eu quero aplicá-lo o melhor possível.

Eu não tenho conta em nenhum dos bancos de que fala, mas não me causa engulho abrir conta no Santander se me der esses 3,55% pelo DP... Parece-me ser um bom banco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com as baixas taxas de referência, o poder negocial já não é o que era.

Os bancos tradicionais têm pouca margem para remunerar, sendo superados por aqueles com condições para o fazerem mesmo para capitais mais pequenos

Em relação ao depósito do santander, o link (via Google) para esse depósito confiança redireciona-me para a página inicial do Santander, e no site não encontro referência a esse depósito. É possível que já tenha terminado.

Em relação ao Finantia, o DP para novos clientes baixou para 3%.

Apenas o PrivatBank e o Invest mantêm o 3.25% para 1 e 1 ou 2 anos, respectivamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Independentemente da idade, se quer uma "boa" taxa no DP então deverá mudar de instituição bancária.

O Santander tem um DP (mais confiança 12M) a 3,55% e o PrivatBank (assim como o Finantia) a 3,25%.

O Banif de facto não deve ir além dos 2,60%... se bem que na tabela esteja 2,30%!...

Que DP é esse 3.55?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Que DP é esse 3.55?

É uma questão de se informar a um balcão do banco:

Em relação ao depósito do santander, o link (via Google) para esse depósito confiança redireciona-me para a página inicial do Santander, e no site não encontro referência a esse depósito. É possível que já tenha terminado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É uma questão de se informar a um balcão do banco:

Não há FIN? Procurei no site e não existe nada relativo a tal...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Passei hoje de manhã por um balcão do Santander aqui em Lisboa e a funcionária que me atender DESCONHECIA a existência deste DP com uma taxa de 3,55%, que aqui foi referida. Ficou até surpreendida...

Como não sou cliente do banco, também não quis entrar em grandes pormenores. Agora fiquei com a certeza que o banco não pratica ao balcão essa taxa. Será no Private Banking ou para montantes muito elevados?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Não há FIN? Procurei no site e não existe nada relativo a tal...

1. A resposta, provável, à dúvida está no parágrafo X.

Por outro lado, se consultar este tópico (http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=8982.0) e usar o link referido logo no início, irá verificar o banco que "oferece" essa taxa para depósitos a prazo. Se o referido produto é do passado então já não está em comercialização. Se irá estar em breve disponível, os principais interessados deverão dirigir-se a um balcão e informar-se!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. A resposta, provável, à dúvida está no parágrafo X.

Por outro lado, se consultar este tópico (http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=8982.0) e usar o link referido logo no início, irá verificar o banco que "oferece" essa taxa para depósitos a prazo. Se o referido produto é do passado então já não está em comercialização. Se irá estar em breve disponível, os principais interessados deverão dirigir-se a um balcão e informar-se!

Verifiquei que no site indicado no link anterior, eles actualizaram a informação ontem, "Última verificação de Dados em: 2014-06-24 18:53:21", dai que o produto com aquela taxa já não esteja em vigor!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Verifiquei que no site indicado no link anterior, eles actualizaram a informação ontem, "Última verificação de Dados em: 2014-06-24 18:53:21", dai que o produto com aquela taxa já não esteja em vigor!...

Só poderia ser assim! Era lá possível que um banco, com um produto tão competitivo (um DP com TANB de 3,55% nos dias de hoje??!!), tivesse funcionários que nada dele soubessem...

Essa taxa de 3,55% deve ter sido praticada há uns anos atrás.

Hoje o cenário é bem diferente...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ramiro,

Ainda está com medo que o Banif vá à falência!?

Duvido que, à exceção do Invest, alguém lhe dê uma taxa minimamente atrativa. Eu reforçaria CTPM ou CA, de acordo com as suas expetativas temporais  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ramiro,

Ainda está com medo que o Banif vá à falência!?

Duvido que, à exceção do Invest, alguém lhe dê uma taxa minimamente atrativa. Eu reforçaria CTPM ou CA, de acordo com as suas expetativas temporais  ;)

Não. Felizmente, quer para a instituição quer para o país, parece que o Banif vai melhor. Pelo menos, não oiço falar tanto, nos órgãos de comunicação social, dos seus problemas internos.

De qualquer forma, tenho lá um DP que se vai vencer dentro de dias e preciso de encontrar uma boa aplicação para esse montante. Na semana passada, calhei de falar com o meu gestor (sobre outro assunto) e aproveitei para o sondar sobre as taxas de juro que estão a praticar.

Ele falou-me em valores na ordem dos 2,5 a 2,6% mas também me foi dizendo que no momento do vencimento eu apresentasse uma proposta que ele levaria à direção. Naturalmente, será isso que eu penso fazer, mas para tal preciso de saber a que (melhores) taxas anda a concorrência para não estar a pedir uma taxa desinserida da realidade.

Falar-me aqui, se bem me recordo, em taxas a rondar os 3,25%... Será dentro desta ordem de valores que eu "abrirei hostilidades", sendo certo que se o banco fizer "fica pé" nos 2,6% tiro mesmo de lá o dinheiro. Os 3% são a fasquia mínima...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fico satisfeito por ter deixado os seus receios de parte. Eu sei que o ruído de fundo é complicado de gerir e havia imensos profetas da desgraça a vaticinar o pior. Recorda-se de eu lhe ter dito para não ter receio nenhum? O Banif é, neste momento, o Banco mais capitalizado do mercado. Basta ver a cotação das obrigações que eles lançaram para o retalho. Tenho pena de não ter comprado em mercado secundário quando andava tudo confuso...

O Banif precisa dos depósitos, mas já não baixa as calças, nem pode. Sabe que foram as elevadas taxas dos depósitos que lhes rebentou com a margem financeira? Desde que deixaram de oferecer taxas malucas, houve um imediato alívio das margens.

Talvez pelo montante e antiguidade como cliente consiga, no máximo, 3%. Mas não espere, nem queira mais, pela saúde financeira do Banco.

PS: não sou cliente do Banif

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fico satisfeito por ter deixado os seus receios de parte. Eu sei que o ruído de fundo é complicado de gerir e havia imensos profetas da desgraça a vaticinar o pior. Recorda-se de eu lhe ter dito para não ter receio nenhum? O Banif é, neste momento, o Banco mais capitalizado do mercado. Basta ver a cotação das obrigações que eles lançaram para o retalho. Tenho pena de não ter comprado em mercado secundário quando andava tudo confuso...

O Banif precisa dos depósitos, mas já não baixa as calças, nem pode. Sabe que foram as elevadas taxas dos depósitos que lhes rebentou com a margem financeira? Desde que deixaram de oferecer taxas malucas, houve um imediato alívio das margens.

Talvez pelo montante e antiguidade como cliente consiga, no máximo, 3%. Mas não espere, nem queira mais, pela saúde financeira do Banco.

PS: não sou cliente do Banif

Confirmo, amigo Katolo, que efetivamente me disse - no período de grande turbulência que o Banif atravessou recentemente - para eu não ter receio do "saúde" do banco. Certou na "mouche"! O amigo estava certo.

Eu, de facto, mantive-me cliente e não retirei do banco nem um centavo das minhas aplicações.

Vamos lá ver que taxa eles me vão propor para a renovação do meu DP. Acho que se me derem os 3% de TANB eu vou permanecer. É um valor acima da taxa de inflação prevista para 2015, portanto, será minimamente satisfatória. Não acha?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Menos de 3% tanb é muito fraquinho, se daí retirar a inflação sobra pouquíssimo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Confirmo, amigo Katolo, que efetivamente me disse - no período de grande turbulência que o Banif atravessou recentemente - para eu não ter receio do "saúde" do banco. Certou na "mouche"! O amigo estava certo.

Eu, de facto, mantive-me cliente e não retirei do banco nem um centavo das minhas aplicações.

Vamos lá ver que taxa eles me vão propor para a renovação do meu DP. Acho que se me derem os 3% de TANB eu vou permanecer. É um valor acima da taxa de inflação prevista para 2015, portanto, será minimamente satisfatória. Não acha?

Atendendo à oferta do mercado nos tempos actuais e para o produto em si, 3% (TANB) é uma taxa a ter em conta se não quiser ter trabalho em mudar o seu património no todo ou em parte.

Verifiquei que o PrivatBank (permite reforços e mobilização antecipada) tem uma taxa de 3,25% (TANB) (deixo o link: http://www.privatbank.pt/pt/standart/) assim como o Finantia (a confirmar. A 3% tem aqui o link: http://www.finantia.pt/dynamic.aspx?one=on&type=_DEPOSITOS)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atendendo à oferta do mercado nos tempos actuais e para o produto em si, 3% (TANB) é uma taxa a ter em conta se não quiser ter trabalho em mudar o seu património no todo ou em parte.

Verifiquei que o PrivatBank (permite reforços e mobilização antecipada) tem uma taxa de 3,25% (TANB) (deixo o link: http://www.privatbank.pt/pt/standart/) assim como o Finantia (a confirmar. A 3% tem aqui o link: http://www.finantia.pt/dynamic.aspx?one=on&type=_DEPOSITOS)

Agradeço a ajuda.

De facto, a diferença (de 3 para 3,25%) é minima - embora seja sempre dinheiro - e talvez não justifique a mudança de banco.

A questão está em saber-se qual será a taxa que o Banif irá apresentar-me... Eu pensei em 3% mas trata-se de uma suposição (desejo?) meu. Ainda não entrei em "negociação" com o banco. Farei isso na próxima semana, mais perto do vencimento. O único indicio que tenho, foi uma conversa que tive há dias com o meu gestor, onde ele me falou - repito em conversa telefónica -  em 2,6%. Se poderão chegar aos 3%... não sei.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

3% é uma tx interessante, tendo em conta a inflação prevista. Se o Banco oferece 2,6% e o cliente quer 3%, a solução poderá passar por ficar num valor intermédio, o que já não me parece mau. Ao fim ao cabo é aforro, não investimento. E como andam os mercados, também não sugiro muito o investimento  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

3% é uma tx interessante, tendo em conta a inflação prevista. Se o Banco oferece 2,6% e o cliente quer 3%, a solução poderá passar por ficar num valor intermédio, o que já não me parece mau. Ao fim ao cabo é aforro, não investimento. E como andam os mercados, também não sugiro muito o investimento  ;)

Sim, mas nessa perspetiva tenho que comparar com os produtos do Estado, os CA ou mesmo os CTPM. Não faz muito sentido, a meu ver, aplicar esta minha poupança de 3 dígitos num DP (ainda para mais de um banco titubeante) se tenho um produto do Estado a dar, no mesmo prazo de 1 ano, uma taxa superior. Ou estrei a pensar mal?...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esta a pensar bem. Também já o tinha aconselhado a reforçar CTPM, mas como me disse que não estava interessado devido ao horizonte temporal... Não sei qual e taxa dos CA atualmente, mas penso que baixou...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esta a pensar bem. Também já o tinha aconselhado a reforçar CTPM, mas como me disse que não estava interessado devido ao horizonte temporal... Não sei qual e taxa dos CA atualmente, mas penso que baixou...

A tabela dos CA é ESTA embora eu não a saiba interpretar lá muito bem. Podem dar-me uma ajuda?

Se eu efetuar uma aplicação em julho deste ano, a que taxa será remunerada no 1º ano? E no 2º?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead