sandra f.

elevado irs senhorios

7 publicações neste tópico

Olá. Eu e o meu marido temos um pequeno negócio de costura, o qual, dada a crise, tem dado prejuizo nestes 2 últimos anos. Possuimos, desde 2009, metade de um prédio ( a outra metade é do meu cunhado) com cerca de 40 anos e 4 inquilinos, sendo que 3 deles pagaram em 2013 uma média de 94 €/mês e o outro por ser uma loja, 518€ até Agosto e 425€ de Setembro a Dezembro. Após a morte do meu sogro, o meu marido e o meu cunhado pagaram em Agosto/2009, 16.000€ de IMT às Finanças, e desde esse ano que pagam IMI no valor anual de 2.200 €. Nestes 2 últimos anos, em que o nosso pequeno negócio deu prejuizo pagámos cerca de 400€ de irs em 2012 e 2013. Temos contabilidade organizada. No dia 30 de Maio, recebi um telefonema da nossa contabilista a informar-nos que tenho de pagar cerca de 2.500€ de irs no dia 31 de Agosto (tributação autónoma). É UM VERDADEIRO ROUBO. Estamos indignados. Vale a pena manter um bem deixado pelo meu sogro? Obrigada. Aguardo pela vossa ajuda. Sandra F.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pergunte ao s/ contabilista que lhe fez o IRS:

1) Quanto seria o pagamento se optasse pelo englobamento dos rendimentos prediais?

2) Onde declarou os imóveis no IRS: Anexo F ou anexo C - Se os imóveis fazem parte de um negócio (contabilidade organizada) estes talvez deveriam estar incluídos no resultado líquido do exercício no anexo C (quadro 15 do anexo C) em vez de serem declarados no anexo F e, assim sendo, seria apenas tributada pelo rendimento líquido (de acordo com as taxas do art. 68.º) em vez de tributados autonomamente à taxa de 28%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Será que estava disponível para adicionar os juros e outros rendimentos de capitais?

Será que a contabilista não avisou para tirar o pópó da actividade para não pagar tributação autónoma?

ou será que queria dar prejuízos para não pagar IRS e Segurança Social?

ou não seria preferível ter uma actividade secundária 68200 Arrendamento de Bens Imobiliários?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá. Sinceramente, Sr. António, não percebi muito bem a sua irónica resposta. Devo apenas acrescentar que não estou disponivel para adicionar juros e outros rendimentos de capitais, pela simples razão de não os ter. Não tenho acções, depósitos a prazo, certificados de aforro ou outros, a não ser uma muito modesta conta à ordem, a qual, neste momento, não suporta os 2500€ de irs a pagar. Não o conheço, mas desejo que nunca passe pela situação na qual me encontro. De qualquer forma, agradeço por ter disposto do seu precioso tempo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sandra,

o Filipe fez duas perguntas que podem ajudar a explicar o porquê da situação.

Apesar de não ter rendimentos de capitais, nada impede que opte pelo englobamento.

Contacte o seu contabilista e pergunte-lhe quanto daria a pagar se optasse pelo englobamento. Não custa nada e pode ainda ir a tempo de poupar uns €.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sandra, o Filipe fez duas perguntas que podem ajudar a explicar o porquê da situação.

Sandra:

Já tem novidades do seu contabilista?

Chegou-lhe a apresentar as questões que lhe coloquei?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As rendas, por si só, podem não explicar o aumento. Feitas as contas por alto, justificariam talvez metade do aumento do imposto a pagar. A verdade é que houve aumento de impostos noutras frentes, pode haver vários fatores a contribuir para o aumento.

Para além disso, o imposto a pagar pelas rendas, mesmo sem optar pelo englobamento, dá sempre um valor inferior ao lucro obtido com as mesmas. Pelo que há sempre algum dinheiro a entrar por esse lado - não me parece motivo suficiente para abdicar do prédio só por esse motivo (a menos que esteja a dar prejuízo ainda antes de impostos).

Como diria o outro "tomara eu pagar um milhão em impostos - era sinal que ganhava muito mais do que isso" ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead