TiagoF

Folha de cálculo para controlo de fundos

129 publicações neste tópico

Já por várias vezes se falou por aqui sobre a utilidade de uma folha de cálculo para controlar os fundos de investimento, com tal venho partilhar convosco a minha folha, não é perfeita, não é uma versão final, necessita de modificações mas conto com a vossa ajuda para criar uma ferramenta que possa ser útil.

Versão 1.0 By Titanium

Download aqui: https://db.tt/Vr1CA1aJ

- Esta versão tem dois exemplos de fundos nacionais e dois internacionais, naturalmente que os devem substituir pelos vossos, tendo em conta que nas linhas dos nacionais, a coluna "M" deve ser igual á "L" uma vez que não se retiram os 28% de imposto.

- Os termos usados podem não ser os mais corretos pois finanças não é a minha área, avisem se houver alguma correção a realizar.

Melhoramentos futuros:

- Apresentação de rentabilidades liquidas da carteira, fazendo a distinção entre fundos nacionais e internacionais;

- Apresentação a tendência da TAN e TANL;

- Guardar histórico e usa-lo para criar gráficos;

- Ocultar formulas quando a linha não tiver preenchida (não sei como ainda).

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Excelente iniciativa.

Já analiso com mais calma.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já por várias vezes se falou por aqui sobre a utilidade de uma folha de cálculo para controlar os fundos de investimento, com tal venho partilhar convosco a minha folha, não é perfeita, não é uma versão final, necessita de modificações mas conto com a vossa ajuda para criar uma ferramenta que possa ser útil.

Versão 1.0 By Titanium

- Esta versão tem dois exemplos de fundos nacionais e dois internacionais, naturalmente que os devem substituir pelos vossos, tendo em conta que nas linhas dos nacionais, a coluna "M" deve ser igual á "L" uma vez que não se retiram os 28% de imposto.

- Os termos usados podem não ser os mais corretos pois finanças não é a minha área, avisem se houver alguma correção a realizar.

Melhoramentos futuros:

- Apresentação de rentabilidades liquidas da carteira, fazendo a distinção entre fundos nacionais e internacionais;

Excelente!  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Versão 1.0 By Titanium

Melhoramentos futuros:

Eu costumo utilizar a fórmula SE.ERRO

ex:

=SE.ERRO(fórmula em questão;"")

-1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

PassosDiasAguiar, funciona, assim que tiver tempo corrijo e substituo o ficheiro. Obrigado. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na coluna “Rend. Liq.” podes aplicar a seguinte formula para não teres formulas diferentes para os fundos portugueses e estrangeiros.

=SE.ERRO(SE(ESQUERDA($C5;2)<>"PT";'Controlo de fundos'!$K5*0,72/'Controlo de fundos'!$G5;$L5);"")

e na coluna “TANL” esta:

=SE.ERRO(SE(ESQUERDA($C5;2)<>"PT";(360*('Controlo de fundos'!$K5*0,72)/'Controlo de fundos'!$N5)*100/'Controlo de fundos'!$G5/100;$O5);"")

-1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Excelente iniciativa. Estou a pensar que esta folha de Excel partilhada na cloud para mais membros editarem e claro melhorarem é que era ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Excelente iniciativa. Estou a pensar que esta folha de Excel partilhada na cloud para mais membros editarem e claro melhorarem é que era ;)

Não me oponho, se quiseres coloca um link que meto-o lá em cima.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Excelente evolução.

Parabéns. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde

Evolução da folha de cálculo - Carteira com dados da Morningstar.

Cumprimentos

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde

Evolução da folha de cálculo - Carteira com dados da Morningstar.

Cumprimentos

Se bem entendi, agora os dados da Morningstar são automáticamente carregados na folha de cálculo, é isso? Como se processa para adicionar novos fundos? Se houve mais alguma alteração pfv mencione para colocar os devidos créditos no post inicial. Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual o objectivo em "cotações" das colunas de cotação e data a preto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Noite

Quanto as questões…

Os dados da Morningstar são carregados automaticamente, desde que ative-mos a ligações de dados no aviso de segurança.

[img alt=Aviso de segurança.JPG width=567 height=86]http://www.forumfinancas.com/file:///C:\DOCUME~1\CARLOS~1.CON\DEFINI~1\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image002.jpg

Como se processa para novos fundos?

1 – Abrir o fundo que pretendemos na Morningstar, e copiamos o link.

2 – Na folha de Excel - Na parte inferior da folha, inserimos uma nova folha de cálculo. (Por cada novo fundo = uma nova folha de cálculo).

3 – Na nova folha de cálculo (dar o nome do fundo)… DADOS - OBTER DADOS EXTERNOS – APARTIR DA WEB – aparece uma nova janela (nova consulta web), e colamos o link copiado e ENTER.

4 – Aparece a pagina da Morningstar

[img alt=mor.JPG width=567 height=386]http://www.forumfinancas.com/file:///C:\DOCUME~1\CARLOS~1.CON\DEFINI~1\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image004.jpg

5 – [img alt=clik.JPG width=436 height=21]http://www.forumfinancas.com/file:///C:\DOCUME~1\CARLOS~1.CON\DEFINI~1\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image005.jpgClicamos na(s) seta(s) amarela(s), que pretendemos importar (podemos importar a pagina toda).

[img alt=selec.JPG width=567 height=379]http://www.forumfinancas.com/file:///C:\DOCUME~1\CARLOS~1.CON\DEFINI~1\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image007.jpg

6 – IMPORTAR

7 –  Na folha “ CONTROLO DE FUNDOS” – e nas respetivas células que pretendemos os dados da Morningstar, colocamos…

=(clicamos na nova folha que criamos) e procuramos os valores que temos de interesse de copiar na respetiva célula – ENTER.

NOTA: No separador inferior, onde criamos as novas folhas estão folhas ocultas, para ABRIR – Clicar com o lado Dtº do Rato sobre a folha “ CONTROLO DE FUNDOS” e MOSTRAR, para FECHAR o processo é igual – OCULTAR.

Qual o objetivo das colunas de cotação a data a preto?

1º - A espera da aprovação do Forista Titanium.

2ª – Na célula GANHOS – V.ATUAL, o calculo é feito em moeda €, e uma vez que a célula COTAÇÃO – MORNINGSTAR é igual a célula que pretendemos do respetivo fundo, aparece EURA, logo vai obter erro célula GANHOS – V.ATUAL e seguintes.

Na data podemos prescindir a data a PRETO.

Próximo objetivo ;

- - Colocar a valorização a vermelho, se negativo (tem o mesmo problema por ser célula =).

- Eliminar cotação a PRETO.

- Respetivo gráfico.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei se é só para mim, mas as imagens do tutorial não estão a aparecer

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei se é só para mim, mas as imagens do tutorial não estão a aparecer

Igualmente...

Eu entendo o funcionamento, mas deveria ser efectuado um manual for Dummies ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Folha de cálculo muito interessante! Bom Trabalho ;)

Não sabia que o excel dava para importar dados da web!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Venho agradecer publicamente ao nosso amigo Titanium a gentileza que teve em partilhar esta folha de Excel.

Eu sou um dos que precisa, utilizando as palavras do amigo InvestidorPT, de um "manual for Dummies" para trabalhar com esta ferramenta, mas prometo que me vou esforçar por aprender...

Entretanto, se forem introduzidos melhoramentos no programa, p.f., avisem para que eu possa efetuar o update.

Obrigado, Titanium!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por falta de tempo ainda não consegui actualizar o ficheiro com as melhorias todas que os uses têm demonstrado, assim que for possível dou notícias.

Reparo que as imagens que o amigo franco colocou não aparecem, assim que possível pfv veja se as consegue colocar. Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para quem tenha paçiencia podiam criar um excel com os desvios padroes das perdas a varios espaços temporais e claro a rendibilidade, estilo a 15 dias, 1 mes, 3 meses,... era uma ideia para terem uma melhor informação do risco em que investem, porque a informação deles para alem de ser um desvio padrao global é tambem a 1 ou 3 anos o que não nos mostra o que realmente se passa. Bem é só uma ideia

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É uma excelente ferramenta, sem dúvida, e agradeço ao autor do ficheiro. Um simples reparo: talvez falte incluir um modo de cálculo automático em euros quando temos fundos noutras moedas. Eu por exemplo tenho na minha carteira o Vontobel Global Equity C (link), em USD, e se o inserir no ficheiro não consigo visualizar logo o conjunto em euros. (Ou então já está e eu é que não vi.)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É uma excelente ferramenta, sem dúvida, e agradeço ao autor do ficheiro. Um simples reparo: talvez falte incluir um modo de cálculo automático em euros quando temos fundos noutras moedas. Eu por exemplo tenho na minha carteira o Vontobel Global Equity C (link), em USD, e se o inserir no ficheiro não consigo visualizar logo o conjunto em euros. (Ou então já está e eu é que não vi.)

Sim, há alguns ajustes que podem ser feitos ao ficheiro.

Como está, já está muito bom, mas como tudo na vida  pode ser melhorado.

Aguardemos, portanto, que o seu autor (o nosso amigo Titanium), possa introduzir esses ajustamentos no programa para que este fique próximo da perfeição.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas a todos. Tenho aqui umas dúvidas no excel a ver se alguém me consegue ajudar.

1 - Faço importação da web, da página do yahoo finance. Ele importa sem problemas, mas quero criar uma condição por causa do dia, ou seja, no site importado aparece da seguinte forma a data: "Tue, Sep 16, 2014, 11:00AM EDT - U.S. Markets close in 5 hrs.". Como retiro daqui a data? Já tentei de tudo, desde as funções de data, até ao tirar os caracteres...

2 - Tenho uma tabela onde estou a colocar as cotações, ou seja, por dia. Coloquei uma função If para coincidir a data, ele escreve na célula a cotação, mas por exemplo, amanhã ele vai ler novamente, a data não coincide e ele vai ao dia de hoje e coloca lá "0". Como impeço que isso aconteça? Que o valor do dia de hoje fique guardado na célula correspondente ao dia de hoje e amanhã coloca na célula do dia de amanhã sem mexer nos anteriores.

Penso que são as dúvidas mais pertinentes.

Obrigado a todos.

Cumprimentos

Pedro

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se calhar estou a fazer alguma coisa mal...mas fiz o download do .xls, aceitei o diálogo de segurança mas não aparecem ligações externas....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead