Rui.Rod

Mais valias , obras de reconstrução

3 publicações neste tópico

Pedia ajuda para esclarecimento desta minha dúvida.

Comprei uma casa em 2004. Estava muito degradada e fiz obras de reconstrução. Só ficaram as paredes confinantes com as 2 geminadas, bem como as frontal e traseira. O resto tudo novo.

A casa manteve a antiguidade para efeitos de IMI mas o estado passou a muito bom.

Agora que penso vender disseram -me nas finanças que as facturas das obras realizadas só contam para abater nas mais valias nos primeiros cinco anos. Ora no anexo G fala-se em melhoramentos, o que não foi o caso. A casa tem agora um valor comercial muito superior mas se as obras não forem tidas em conta, tenho um balurdio para pagar de mais valias.

Será que não se pode somar ao custo de aquisição o valor das obras? Assim ficaria mais justo dado queos custos que tive foram da aquisição e da reconstrução. Mais, os dois juntos até dão um valor superior ao da venda na actualidade, pelo que falar em mais valias é até pouco apropriado.

Agradeço desde já alguma ideia para este meu problema.

Rui

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que conta são as obras efetuadas nos últimos 5 anos, não nos 5 primeiros. Percebe-se, aliás, pelo resto da tua mensagem que foi isso que te disseram.

Acho que infelizmente não há muito que possas fazer. Se a casa fosse tua habitação própria e permanente e planeias investir o dinheiro da venda na compra / reabilitação de outra casa para tua HPP então podes deduzir esse reinvestimento à dívida. Tirando esta hipótese não me ocorre mais nada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que conta são as obras efetuadas nos últimos 5 anos, não nos 5 primeiros. Percebe-se, aliás, pelo resto da tua mensagem que foi isso que te disseram.

Acho que infelizmente não há muito que possas fazer. Se a casa fosse tua habitação própria e permanente e planeias investir o dinheiro da venda na compra / reabilitação de outra casa para tua HPP então podes deduzir esse reinvestimento à dívida. Tirando esta hipótese não me ocorre mais nada...

Pois mas eu não quero comprar outra, quero alugar uma. Ainda acredito que haja uma maneira de se considerar que quem compra uma velharia, a arranja e só a vende dez anos depois, não deve pagar mais valias que na verdade não teve, não entendo porque raio se coloca esse prazo de 5 anos para efeitos de mais valias mas para avaliação do imóvel as benfeitorias podem ser mais antigas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead