KalEl

A ficar mais pobre a cada ano que passa

5 publicações neste tópico

Boas.

Vivemos 3 em casa. Eu, o meu pai e a minha mãe.

Apenas o meu pai trabalha. Ganha aqui +- 700 € de reforma e recebe pensão de França + 700€

Eu estudo na universidade e não tenho direito a bolsa.

À 2 anos o meu pai pagava 400€ de IRS. Este ano paga 2500€? Como é que é possível pagar tanto? São 1400€ +- para 3 pessoas com despesas de propinas, etc..

Eu vejo pessoas que não declaram os rendimentos no estrangeiro e têm bolsas de estudo e pagam menos IRS.

É impossível o meu pai conseguir aguentar impostos de tal ordem elevados. Isto está certo?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando dizes que ele pagava 400€ referes-te ao imposto apurado ou ao que pagava a mais após a entrega da declaração de IRS?

Consegues descobrir o valor da coleta do ano passado e o deste ano? Podes pôr aqui a demonstração de liquidação para se ver melhor as diferenças?

A verdade é que entre a sobretaxa, a reformulação dos escalões de IRS e o facto de ele receber duas reformas separadas (que fazem retenção na fonte por valores bem mais baixos), é tudo a contribuir para ele ter mais a pagar agora no acerto de contas :(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando dizes que ele pagava 400€ referes-te ao imposto apurado ou ao que pagava a mais após a entrega da declaração de IRS?

Consegues descobrir o valor da coleta do ano passado e o deste ano? Podes pôr aqui a demonstração de liquidação para se ver melhor as diferenças?

A verdade é que entre a sobretaxa, a reformulação dos escalões de IRS e o facto de ele receber duas reformas separadas (que fazem retenção na fonte por valores bem mais baixos), é tudo a contribuir para ele ter mais a pagar agora no acerto de contas :(

Eu sou apenas estudante ainda não percebo muito disso. xD Sei que em 2011 pagou IRS final 400€ +- 2012 1000 e tal € e agora 2013 2500€.

Ganha o mesmo todos os anos porque é pensão. Os gastos na saúde e educação são sempre iguais +-1400€ ao  ano para cada uma.

Mas falaram me que um amigo tinha a reforma dos pais da Alemanha e não a declarava. Por isso era como se os rendimentos fossem 0€.E assim tinha direito a 2500€ de bolsa de estudo.

Dá para fazer isso? o.O

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Eu sou apenas estudante ainda não percebo muito disso. xD Sei que em 2011 pagou IRS final 400€ +- 2012 1000 e tal € e agora 2013 2500€.

Ganha o mesmo todos os anos porque é pensão. Os gastos na saúde e educação são sempre iguais +-1400€ ao  ano para cada uma.

Ok, pelo que dizes dá-me ideia que te estás a referir apenas ao acerto de contas. Consultem as demonstrações de resultados dos anos anteriores - vejam o quanto aumentou a colecta. Se, por exemplo, a retenção na fonte que ele foi fazendo ao longo do ano passado tiver sido menor que a que fez há dois ou 3 anos, é normal que tenha mais a pagar agora. É pouco provável mas sem esse dado é difícil perceber se efetivamente ele está a pagar mais imposto ou não...

Mas falaram me que um amigo tinha a reforma dos pais da Alemanha e não a declarava. Por isso era como se os rendimentos fossem 0€.E assim tinha direito a 2500€ de bolsa de estudo.

Dá para fazer isso? o.O

Se dá não devia - se não é tributado cá devia sê-lo lá e com conhecimento das Finanças de cá. Assim não lhe deviam passar uma declaração de falta de rendimentos para a bolsa...

De qualquer forma, o teu pai nunca teria rendimento zero, pelo que percebi uma das reformas é paga por cá.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não te dão a bolsa talvez por terem casa própria com valor superior a "x", tens que ver quais as exigências da bolsa, até porque pode a mesma não te ter sido atribuída indevidamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead