pipa76

SUB. DESEMPREGO, ACTO ISOLADO OU RECIBOS VERDES?

3 publicações neste tópico

Boa tarde,

encontro-me desempregada há um ano e recebo aproximadamente 1000/mês. Surgiu a oportunidade de substituir uma pessoa temporariamente durante as suas férias. O pagamento é feito a recibos verdes 1300/mês e os períodos de trabalho são muito curtos e alternados, 2 dias em Junho e 15 dias alternados  em Julho. Sempre trabalhei por conta de outrem e não domino este assunto.O que deverei fazer? ato isolado? recibos verdes? ou simplesmente recusar a oferta visto não compensar? tenho que avisar SS e o centro de emprego? e quando? antecipadamente ou apos ter trabalhado? tenho que pagar algum imposto as finanças? Agradeço desde já todos os esclarecimentos que me possam dar.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O mais simples provavelmente é o ato isolado - só que tens de cobrar IVA (e o patrão pode não gostar da ideia - só perguntando-lhe).

Em alternativa abres atividade nas Finanças para poder passar recibos verdes. É relativamente simples mas vais estar a desperdiçar o ano de isenção que se tem perante a SS quando se abre atividade pela primeira vez.

Deves comunicar à SS que tens rendimentos de trabalho por conta própria. Eventualmente o Subs Desemprego pode ficar suspenso mas depois é retomado quando o trabalho cessar novamente. Em caso de dúvida vai lá primeiro perguntar para ficares devidamente esclarecida.

Quanto a impostos, quando meteres a declaração no próximo ano deves declarar esse rendimento no anexo B (2ª fase). Se depois tens imposto a pagar ou não depende do resto dos teus rendimentos. Se continuar a ser só o Subs Desemprego, provavelmente não pagas nada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pelos esclarecimentos prestados.

Continuem o excelente trabalho.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead