suppaduppa

Anexo G Mais Valias

6 publicações neste tópico

Boa tarde,

objecto: pretendo evitar o pagamento de mais valias

o meu caso é o seguinte:

em junho de 2010 entrei num programa de troca de casa da UCI,

a minha casa na altura que era habitação própria permanente tinha sido comprada em 2005 com recurso ao crédito, por 80 mil euros com 100% financiamento, foi refinanciada com recurso a crédito multifinalidades por 145 mil

comprei então nessa altura uma casa para habitação própria permanente por 225  mil euros tendo utilizado o valor da diferença de 145 mil menos o valor em divida do credito de 76 mil para financiar o novo crédito, impostos etc.

Infelizmente só consegui  vender a minha antiga casa em junho de 2013, ou seja 3 anos depois e por 140 mil euros, fiz na altura um crédito multifinalidades para pagar a diferença ou seja, 145 mil - (140 mil + 10 mil despesas)

Agora como é que evito pagar pagar mais valias neste caso? Posso comprometer a reinvestir algum valor em amortização do crédito da hpp ou em obras nos tais 36 meses seguintes a contar de Junho de 2013?

Alguma dúvida é perguntar,

Obrigado pela vossa atenção,

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na altura em que vendeste a casa antiga, esta já não era tua HPP há mais de 3 anos? Não consegues - a dedução do reinvestimento das mais valias só se aplica aos casos em que a casa vendida era HPP...

Na altura em que vendeste a casa antigo ela ainda era a tua HPP? Então sim, podes deduzir o custo de obras na casa nova durante os 36 meses após a venda.

Já agora, o que se paga não são as mais valias - tu é que recebes as mais valias ao vender a casa por um valor substancialmente superior àquele por que a compraste. O que tu pagas é o imposto sobre essas mais valias ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

antes de mais obg pela resposta,

A casa em questão não era a minha hpp fazia 3 anos exactamente no mm mês q a vendi, troquei  em Junho de 2010 para  Junho de 2013

Não posso assinalar que pretendo reinvestir o dinheiro na amortização do crédito da minha actual hpp ou então obras de beneficiação?

obg,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A casa em questão não era a minha hpp fazia 3 anos exactamente no mm mês q a vendi, troquei  em Junho de 2010 para  Junho de 2013

Não posso assinalar que pretendo reinvestir o dinheiro na amortização do crédito da minha actual hpp ou então obras de beneficiação?

Já que pelos vistos continuas cético (e fazes muito bem), chama lá a ajuda ao preenchimento do quadro 5 do anexo G e vê o que lá está escrito logo na primeira linha...
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

fui la ver a ajuda e tens razão no que dizes, mas reparei numa coisa da ajuda do anexo no quadro 4 em que pode contar a data da escritura ou a data da assinatura do contrato promessa compra e venda, por exemplo no meu caso trás o mesmo Fev  de 2013.

Confirmas isto ou interpretei mal?

Obg,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
fui la ver a ajuda e tens razão no que dizes, mas reparei numa coisa da ajuda do anexo no quadro 4 em que pode contar a data da escritura ou a data da assinatura do contrato promessa compra e venda, por exemplo no meu caso trás o mesmo Fev  de 2013.
Não sei bem o que é um "contrato promessa com tradição do imóvel". Se tiver sido o que fizeste, a julgar pelo CIRS sim, considera-se que as mais valias datam do contrato promessa.

Independentemente disso, a casa vendida já não era tua HPP há alguns anos, nada muda no cálculo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor