Visitante Manuel S

IRS a pagar excessivo?

10 publicações neste tópico

Boa tarde caro Pedro, será possível uma pensionista de viuvez que recebe cerca de 600€/mês do BCP (pensão de viuvez, uma vez que o meu pai era funcionário dessainstituição bancária), juntamente com uma reforma de que não chega a 300€, ter um IRS a pagar de mais de €1000?? Mais exactamente €1147. Já falei com outras pessoas que também têm mães pensionistas, que me dizem que é de facto de mais. Muito obrigado e cumprimentos.Manuel Silvestre

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É bem possível. O problema é que as reformas não conhecem a outra e, por isso, as retenções na fonte são feitas a título individual para cada uma. Por exemplo, aposto que os 300€ não fazem retenção na fonte para efeitos de IRS.

Só que ao somar os rendimentos, a taxa é naturalmente calculada em função dos rendimentos globais. E aí, os 300€ que, por si só, não dariam direito a qualquer imposto, já são taxados. Como não houve qualquer retenção na fonte a esse respeito, o acerto de contas dá que ainda há um valor substancial a pagar.

Mesmo assim, eu diria que essa pensão de 600€ devia ter sofrido algum tipo de retenção na fonte que viria colmatar essa diferença... Será que ela se esqueceu de indicar os montantes retidos na fonte?

Mas, se deixares aqui a demonstração de resultados talvez dê para perceber melhor de onde vem esse valor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite caro Paulo, e obrigado. Não consigo anexar ficheiro. Em alternativa podes deixar-me um e-mail para onde enviar? Obrigado

Cumprimentos, Manuel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde Paulo, aqui tem. Consegue concluir algo?

Cumprimentos, Manuel Silvestre

post-20607-14412396709597_thumb.png

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As retenções na fonte foram mesmo muito baixas, totalizando cerca de 5% dos rendimentos obtidos. Fazendo umas contas mais por alto, tirando ao total 4104€ que não são tributados, o imposto total a pagar deve ser qualquer coisa para cima dos 1850€ (7000€ a 14,5% e o resto a 28,5%, mais a sobretaxa). A isso subtraem-se as deduções pessoais (~200€), saúde, etc., bem como as retenções na fonte. Isto tudo deve dar perto dos tais 1000€. Se não houver muitas despesas de saúde, faz sentido ter de pagar tanto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, obrigado pela análise. Será possível ainda assim fazer algo para reduzir o valor a pagar?

Cumprimentos,

Manuel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nesta altura do campeonato não há nada a fazer. Se não descontou mais quando recebeu, tem de acertar as contas ao fisco agora. Aliás, tendo em conta que esse irs se refere a 2013, nada do que fizer em 2014 altera o valor a pagar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia Pedro,

Este ano o meu pai vai ter que pagar 430€ de IRS. O meu pai é motorista, mas nunca pagou IRS, esta bem que tinha filhos a estudar. Mas á dois anos que o meu pai não têm filhos a estudar ( até estava, mas com mais de 25 anos, logo não entra para o IRS), e nos ultimos dois anos recebeu por volta de 250€. Estou com algumas dúvidas se o IRS foi bem feito. O meu pai é viúvo, mas não recebe assim tanto para este ano pagar tanto de IRS.

NO recibo do meu pai, o ordenado base é de 515€, mas depois daquelas ajudas de custo vêm para casa 1200€ em media. Será que é possivel responder-me a esta questão. O IRS foi bem feito?

Cumprimentos,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este ano o meu pai vai ter que pagar 430€ de IRS. O meu pai é motorista, mas nunca pagou IRS, esta bem que tinha filhos a estudar. Mas á dois anos que o meu pai não têm filhos a estudar ( até estava, mas com mais de 25 anos, logo não entra para o IRS), e nos ultimos dois anos recebeu por volta de 250€. Estou com algumas dúvidas se o IRS foi bem feito. O meu pai é viúvo, mas não recebe assim tanto para este ano pagar tanto de IRS.

NO recibo do meu pai, o ordenado base é de 515€, mas depois daquelas ajudas de custo vêm para casa 1200€ em media. Será que é possivel responder-me a esta questão. O IRS foi bem feito?

Ricardo, como certamente perceberás, não é possível dizer se foi bem feito sem conhecer todos os dados da declaração...

Será que podes, pelo menos, deixar a demonstração de resultados? (o que aparece quando clicas no botão simular). Compara isso com as dos anos anteriores e vê o que mudou, é a melhor forma de perceber de onde pode vir a diferença...

Podes também procurar outros simuladores que se encontram facilmente na net e comparar os resultados...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, isso eu compreendo. Eu questionava-o era acerca de diminuir o prejuízo em futuros IRS. Muito obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead