Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
aamarques

Dúvidas de novato (onde investir?)

8 publicações neste tópico

Olá a todos. Descobri este fórum muito recentemente e sendo novo nestas andanças, decidi colocar-vos a seguinte dúvida.

Tenho algum dinheiro para investir e estou muito interessado em depósitos a prazo com juros mensais ou trimestrais. O que aconselham? São seguros os depósitos a prazo? Teria que declarar estes "investimentos" no IRS? Quais as vantagens/desvantagens em escolher DP's a curto ou a médio prazo.

Desculpem todas estas perguntas que para a maioria serão básicas, mas que para quem começa, são extremamente pertinentes.

Abraço

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

-Juros mensais ou trimestrais tens uma boa opção em http://www.finibanco.pt/portal/F_Part_DepFinibancoonLine.html foi referida ontem aqui por um membro

- Os depósitos a prazo são seguros, estão cobertos pelo Fundo de Garantia do Banco de Portugal até uma valor de € 100.000,00 por Instituição Bancária e por depositante. http://clientebancario.bportugal.pt/

- As vantagens ou desvantagens de investir a curto, médio ou longo prazo, terão que ser pensadas por ti em função do limite temporal em que pensas vir a precisar do dinheiro, no entanto se conseguires uma taxa de juro na ordem dos 4,00% TANB aplica-o no maior prazo possivel, porque daqui a um mês ou dois provavelmente não vais conseguir taxas com esses valores.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta hsfarao

Pois mas se investir em depósitos a prazo mais curtos terei o dinheiro disponível para novos investimentos e assim ganharei mais juros do que se fizesse um investimento num depósito a prazo de um ano, certo? Por exemplo, num depósito a prazo que me dê juros todos os meses, tipo o DP Ouro Plus do Banco Popular (http://www.bancopopular.pt/Corporativo/POR/Particulares/Productos/Dep%C3%B3sitos+a+Prazo/Dep%C3%B3sitosOuro/) rende-me muito mais do que investir num depósito a prazo que só vai render juros (uma vez) ao final do ano. Se calhar não estou a perceber bem o esquema.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As taxas são calculadas em termos anuais, por exemplo, podes pensar que uma taxa de 2% todos os meses é melhor que uma taxa de 4% num ano, mas se fizeres as contas vais ver que não.

Exemplo:

Capital: 5000

Taxa:2%

Periodo: Mensal

5000*30*2%/360= a 8,33€

Se tivesses sempre uma taxa de 2% todos os meses, ao fim de um ano terias perto de 100€

5000*360*4%/360= a 200€

Se tivesses um único depósito a 1 ano com uma taxa de 4%, terias 200€

Isto tudo valores brutos, à que retirar 20% ao valor bruto o que daria liquido 6,66€ no 1º caso e 160€ no segundo caso.

Os rendimentos com depósitos a prazo não é obrigatório declarar no IRS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas!

Se fizeres um deposito a prazo a um ano e um deposito a prazo a um mês com a  mesma TANB, elas vão render a mesma coisa (com excepção se pegares no dinheiro que a mansal render e o reinvestires).

Vou tentar explicar melhor:

A TANB é uma taxa anual, logo o investimento rende aquela taxa se ficar lá um ano inteiro (menos o que tens de tirar para impostos, normalmente 20% dos juros). Se o juros forem mensais, vais ter a proporção da TANB correspondente a um mês.

Eu não tenho ainda a linguagem técnica... mas espero que tenha ajudado, abraço, Guilherme

e se tiver algum erro podem intervir por favor :-D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Guilherme, quanto menos linguagem técnica melhor  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Guilherme, quanto menos linguagem técnica melhor  ;)

Embora não ocupe lugar saber que as taxas descritas se chamam proporcionais ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois mas se investir em depósitos a prazo mais curtos terei o dinheiro disponível para novos investimentos e assim ganharei mais juros do que se fizesse um investimento num depósito a prazo de um ano, certo?

isto só é verdade se conseguires teres uma TANB constante em todos os depositos a 1 mes q fizeres. como a actual tendencia das tx dos depositos é de descida é improvavel conseguires ganhar mais que num unico deposito a prazo de um ano.

no entanto, se as taxas de juro estivessem em subida terias toda a razao como é obvio.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0