Nutty

Perdão dos juros pela Banca

5 publicações neste tópico

Boa tarde!

Em tempos escrevi assim: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=10093.0

Não adiantei nada com o advogado a respeito da venda da moto. A única hipótese que tenho é mesmo pagar. No entanto, e como disse no outro post, nunca fui informado que a dívida se arrastava com todos os juros que daí advinham.

Assim sendo, custa-me pagar juros sobre uma dívida que não sabia existir e que, diga-se, só existem (os juros) porque nunca soube, ou seja, o banco permitiu os juros crescerem e nunca me disse nada!

Eles dizem que fui notificado pelo Contencioso mas se enviaram algum documento, eu nunca recebi. Entretanto mudei de domicilio, talvez por isso, mas recebo outras informações do banco por carta...

A questão agora é se o banco perdoa os juros e como faço para pedir esse perdão. Há algum documento que se preencha? Há algum modelo que se tenha de seguir? É preciso meter advogado ao barulho?

PS: já me meteram medo dizendo que mesmo que pagasse voluntariamente o capital em dívida, se me recusasse a pagar os juros, me podiam penhorar o ordenado!

Mais uma vez, qualquer tipo de ajuda é bem vinda.

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A questão agora é se o banco perdoa os juros e como faço para pedir esse perdão. Há algum documento que se preencha? Há algum modelo que se tenha de seguir? É preciso meter advogado ao barulho?

Nunca ouvi falar de tal coisa, perdão de juros, mas se existir acredito que só negociando directamente com a instituição de crédito, eventualmente com o apoio de um advogado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que não tens grande apoio legal do teu lado - és o fiador, logo és co-responsável pela dívida. Tiveste azar da seguradora não pagar, de a tua sogra não te avisar e de o banco não te ter notificado em condições mas não me parece que tenha havido ilegalidades aí... tu também podias ter sido mais pro-ativo, afinal de contas eras responsável pela dívida...

Eu acho que se puderes pagar a pronto a dívida inicial deves fazê-lo, até para baixar o volume de acumulação de juros. Depois negoceia com o banco o pagamento do resto (o empréstimo já terminou o prazo ou ainda está a pagamento?) Sendo que tudo o que não pagares agora vai acrescendo ainda mais juros.

Em paralelo deixa uma queixa - se atualizaste a tua morada junto do banco, porque é que o contencioso não enviou a notificação para a morada correta o que te teria evitado tantos juros? Porque é que foi preciso tu descobrires a dívida? E até demonstraste boa vontade indo falar com o banco para a pagar. E depois vê-se o que o BdP responde sobre isso.

Pode ser que tenhas sorte e dê para pegar por aí. Mas evita entrar em conflito com o banco...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom, este caso ficou finalmente fechado e com um desfecho, para mim, surpreendente.

Fiz uma exposição/reclamação junto da provedoria do cliente do Banif e também no Banco de Portugal.

Passado pouco mais de um mês, recebi do Banif uma carta com a decisão: esqueciam os juros, e apenas teria de pagar a dívida vencida (Ainda existiam algumas prestações por vencer).

Dias depois, uma carta do Banco de Portugal a dizer que tinham fechado o processo pois tinham informação do Banif que a disputa estava resolvida.

Obrigado pela sugestão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom, este caso ficou finalmente fechado e com um desfecho, para mim, surpreendente.

Fiz uma exposição/reclamação junto da provedoria do cliente do Banif e também no Banco de Portugal.

Passado pouco mais de um mês, recebi do Banif uma carta com a decisão: esqueciam os juros, e apenas teria de pagar a dívida vencida (Ainda existiam algumas prestações por vencer).

Dias depois, uma carta do Banco de Portugal a dizer que tinham fechado o processo pois tinham informação do Banif que a disputa estava resolvida.

Obrigado pela sugestão.

Boa! Nunca tinha ouvido falar de tal coisa e é sempre bom saber de um desfecho positivo como esse.

Pode ser que sirva de exemplo para outras pessoas na mesma situação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead