Visitante Filipa Costa

Compra de Casa com namorado

5 publicações neste tópico

Boa tarde,

Estou a iniciar a compra de casa com o meu namorado. E nos dias que correm temos de colocar os pós e contras em comprar casa com quem quer que seja.

Temos algumas duvidas, tais como:

1º Ele ficou como primeiro titular na compra isso pode intreferir em alguma coisa, caso corra mal na nossa relação? Inclusive a abertura de conta ele ficou tambem como 1º titular e eu a 2ª.

2º Ao comprar casa, em termos legais significa que estamos casados?

3º Eu vou dar um valor de entrada e ele não, as despesas iniciais (excritura, finanças etc) vão ser pagas pelos dois, como posso precaver esse dinheiro caso aconteça algo?

4º O irs para o próximo ano, já podemos colocar apenas um só irs ou é só depois de dois anos a morada fiscal ser a mesma?

5º nos dias que correm existe algum beneficio em colocar o IRS mutuamente?

Se me poderem ajudar agradeço.

Obrigado

Cumprimentos,

Filipa

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1º Não, é só uma questão de que alguém tem de ficar em primeiro. Escrever os dois nomes no mesmo sítio não dava muito jeito para ler depois :D

Mas podes-lhe chamar a atenção que gostavas que ele fosse mais cavalheiro e deixasse as senhoras aparecer primeiro ;D

2º Para estarem casados é preciso fazer mesmo um casamento. Que é bem mais fácil que comprar uma casa, diga-se de passagem, mas a compra da casa não é um dos procedimentos que faça parte do casamento.

3º Podes pedir-lhe para assinar um documento onde reconhece que tu deste X de entrada.

Ao fazer um contrato promessa de compra e venda podes deixar lá escrito que tu vais entrar com X e o resto fica dependente de um empréstimo que venham a contratar com o banco (convém sempre deixar no contrato promessa a condição de ver o sinal de volta caso o banco recuse o empréstimo, por exemplo).

Podes ficar com uma parte da casa maior do que a dele - ao fazer a escritura, dizem que fulano fica com X% e fulana com Y% da casa.

Podes guardar religiosamente os extratos bancários que confirmam que esse dinheiro foi movimentado na tua conta.

Metam é isso desde já em pratos limpos. Porque, por exemplo, se hoje és tu que estás a entrar com um determinado montante, eventualmente ao pagar o empréstimo até pode vir a ser ele que entra com mais. Se querem pensar em como dividir a casa, decidam logo à cabeça quais vão ser os critérios para decidir quem contribuiu com mais para a mesma... Assim quando se chatearem não há chatices :)

4º Só depois de terem a mesma morada há pelo menos 2 anos. Ou seja, se comprarem casa ainda este ano, e se mudarem a vossa morada fiscal para lá, só podem meter o IRS em conjunto em 2016 (declaração a meter em 2017). A menos que casem entretanto - aí é logo nesse ano...

5º Depende de muita coisa. Por exemplo, se um dos elementos do casal está desempregado, ao metê-lo em conjunto o rendimento é a dividir pelos dois. Se metessem em separado, um não tinha nada a meter e o outro ia pagar muito mais imposto... Há vários outros fatores. O melhor é sempre fazer a simulação e ver qual compensa mais.

E enquanto estiverem em União de Facto (sem casar) podem sempre optar por qualquer uma das hipóteses.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1º Não, é só uma questão de que alguém tem de ficar em primeiro. Escrever os dois nomes no mesmo sítio não dava muito jeito para ler depois :D

Mas podes-lhe chamar a atenção que gostavas que ele fosse mais cavalheiro e deixasse as senhoras aparecer primeiro ;D

Gostei desta resposta porque me trouxe à lembrança algo a que assisti um dia numa agencia bancária com um jovem casal que tinha aberto uma conta em conjunto sendo ambos titulares. Pois por mais que o funcionário explicasse à senhora que sobre aquela conta (depósito a prazo)tinham ambos os mesmos direitos ela não se conformava. E como não havia outra solução, a não ser abrirem nova conta perdendo os juros e começando novo prazo, ficaram para ali embrulhados em explicações e mais explicações com as pessoas a espera de ser atendidas. O funcionário bem dizia: "se tem dito isso na altura era feito logo na hora porque sendo dois um tem de ficar em primeiro lugar" e ela de trombas queria que o homem trocasse ali os nomes a todo o custo. Não sei como ficou porque desisti e vim-me embora. Enfim... Quanto a cavalheiros, isso já "foi chão que deu uva". A igualdade serve para tudo, não?  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Quanto a cavalheiros, isso já "foi chão que deu uva". A igualdade serve para tudo, não?  :)

Olha que não - ser cavalheiro ainda dá frutos de vez em quando ;)

Agora que penso melhor no assunto, creio que há pequenas diferenças. Por exemplo, quando abri conta com a minha mulher no ActivoBank explicaram-me que, enquanto primeiro titular, tinha direito a ver mais qualquer coisa ou a mudar mais qualquer coisa no site que ela não teria (não me lembro agora o quê - sei que não era relevante e não achei importante registar a informação). Ou, havendo necessidade de contactar algum titular da conta, por algum motivo, o banco em princípio tentará contactar o primeiro titular (o que no meu caso foi o principal motivo para ficar como primeiro titular porque ela ainda não fala muito português).

Agora, do ponto de vista de responsabilidades ou de direitos, é indiferente a ordem por que os titulares aparecem. A menos, claro, que esteja escrito alguma coisa em contrário, seja no contrato com o banco seja no registo da casa - porque (quase) tudo é possível, tem é que estar escrito...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se esta a iniciar o processo, então é melhor parar.

Pela sua descrição eu compraria a casa apenas no seu nome.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead