master-chief

Inserir para dedução valor do IMI de casa dos pais no meu IRS

7 publicações neste tópico

BOas,

estou ainda a aguardar faz alguns dias resposta da AT...

decidi entao perguntar tambem aqui, este assunto que acho estranho

vamos por partes

os meus pais tem uma casa em nome DELES

eu estou inscrito nas financas e passo facturas em meu nome das pessoas que dormem nessa casa

Já li que tenho direito a deduzir os encargos que existem com a casa - IMI - mas... nao tenho nada em meu nome, será que faz logica?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

BOas,

estou ainda a aguardar faz alguns dias resposta da AT...

decidi entao perguntar tambem aqui, este assunto que acho estranho

vamos por partes

os meus pais tem uma casa em nome DELES

eu estou inscrito nas financas e passo facturas em meu nome das pessoas que dormem nessa casa

Já li que tenho direito a deduzir os encargos que existem com a casa - IMI - mas... nao tenho nada em meu nome, será que faz logica?

Não muito...

Estabeleceu um contrato com algum inquilino ou limita-se a emitir faturas?

Não sendo proprietário do imóvel e não tendo qualquer contrato em seu nome não me parece que possa proceder como pretende...

Aguarde pela resposta da AT ou dirija-se a uma repartição de finanças por forma a ser esclarecido cabalmente.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/fisco_investiga_proprietarios_com_mais_do_que_uma_casa.html

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não muito...

Estabeleceu um contrato com algum inquilino ou limita-se a emitir faturas?

Não sendo proprietário do imóvel e não tendo qualquer contrato em seu nome não me parece que possa proceder como pretende...

Aguarde pela resposta da AT ou dirija-se a uma repartição de finanças por forma a ser esclarecido cabalmente.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/fisco_investiga_proprietarios_com_mais_do_que_uma_casa.html

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/governo_forca_registo_de_casas_para_turistas.html

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Limito-me a emitir facturas em meu nome, rendimento obtido de casa que nem em meu nome se encontra.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A casa pode não estar em teu nome mas teres o usufruto e nesse caso podes arrendá-la. Só com os dados que dás parece ser o caso, no entanto, isso não está registado em lado nenhum... até porque, se estivesse, creio que eras tu que pagavas o IMI também. Se não está registado, a casa é dos teus pais e deviam ser eles a fazer o contrato e receber as rendas e declará-las como rendimentos próprios...

Quem regista os rendimentos no IRS? Tu ou os teus pais? Se és tu nunca houve problemas com isso?

Quanto a deduzir o IMI, se ele vem em nome dos teus pais, só eles o poderiam deduzir. Mas ainda não percebi porque és tu que passas faturas e não eles? Ou então porque não registam a doação da casa ou, pelo menos, a passagem do usufruto para teu nome?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Está registada como "Alojamento Local"

Rendimentos é no meu IRS que entram

Nunca existia problema da parte da AT

Eu passo facturas em meu nome pois assim os rendimentos não sao englobados nos dos meus pais

Por acaso o teu ultimo paragrafo têm logica, usufruto em meu nome, ficando os encargos em meu nome.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Está registada como "Alojamento Local"

Rendimentos é no meu IRS que entram

Nunca existia problema da parte da AT

Eu passo facturas em meu nome pois assim os rendimentos não sao englobados nos dos meus pais

Por acaso o teu ultimo paragrafo têm logica, usufruto em meu nome, ficando os encargos em meu nome.

Para isso ocorrer, deve primeiro ter a escritura da doação do imóvel em seu nome e só depois é que declara as rendas e despesas no seu IRS!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead