m.elis

Mudanças nas contas poupança-habitação?

16 publicações neste tópico

Tenho uma conta poupança habitação desde 1992.

Quando adquiri o meu apartamento, 2001, deixei-a a zero. Entretanto fui colocando lá algumas poupanças, não só para juntar algum dinheiro, mas também para ter benefícios fiscais.

Como esses benefícios fiscais terminaram já há uns tempos, estou decidida a acabar de vez com a conta.

Alguém sabe se posso retirar o dinheiro e usá-lo para o que quiser? Antes, a utilização tinha que ser para obras, aquisição de casa...... mas disseram-me que saiu nova legislação ???

Grata pelas contribuições.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim podes levantar e usar da forma que entenderes o dinheiro.

Eu já fiz isso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Surgiu-me uma dúvida que terei que confirmar na Caixa ou....convosco ;)

De acodo com o que li no link que o Hfarao me indica, há aqui um hiato, o ano de 2004, e eu tenho quase a certeza que coloquei lá algum dinheiro nesse ano.

Passo a citar:

3. Consequentemente eliminaram-se todos as penalizações fiscais existentes relativas a levantamentos para os fins não previstos que respeitem a depósitos efectuados até 31 de Dezembro de 2003 ou a partir de 1 de Janeiro de 2005"

E já agora qual a razão de "saltarem" 2004?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A resposta à minha própria pergunta está aqui  :-[ :-[

2. A Lei do Orçamento do Estado para 2008 alterou o enquadramento fiscal deste tipo de situações, estabelecendo que a limitação existente quanto à utilização de CPH apenas se aplica em relação "aos montantes anuais deduzidos em períodos de tributação em relação aos quais não haja ainda decorrido o prazo de caducidade do direito à liquidação", ou seja, um prazo de quatro anos. Neste sentido, apenas haverá lugar à perda do benefício fiscal relativamente aos levantamentos correspondentes a depósitos efectuados durante o ano de 2004.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então, só não se pode "mexer" nos depósitos de 2004.

Todos os outros não implicam "custos"?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelos vistos e de acordo com informação dada no banco, posso retirar o dinheiro desde que esteja lá há um ano.

Isto é, se fizer um depósito hoje só após um ano o poderei levantar.

Esta história não se passou comigo, mas sim com um familiar, por isso...

Por acaso esse meu familiar vai comprar casa e disseram-lhe pq razão tinha metido mais dinheiro na poupança habitação, pois agora não vai poder usar este último depósito na poupança habitação durante um ano...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, essa questão sempre se passou assim, só apos 12 meses se poderia aceder ao capital.

Mas aqui esta-se a falar de mobilização do capital, para efeitos que não os acordados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A resposta à minha própria pergunta está aqui  :-[ :-[

2. A Lei do Orçamento do Estado para 2008 alterou o enquadramento fiscal deste tipo de situações, estabelecendo que a limitação existente quanto à utilização de CPH apenas se aplica em relação "aos montantes anuais deduzidos em períodos de tributação em relação aos quais não haja ainda decorrido o prazo de caducidade do direito à liquidação", ou seja, um prazo de quatro anos. Neste sentido, apenas haverá lugar à perda do benefício fiscal relativamente aos levantamentos correspondentes a depósitos efectuados durante o ano de 2004.

sim, essa limitação existia, mas apenas para o ano de 2008 por ainda não terem passado 4 anos desde a data dos depósitos...

a partir de 1 de Janeiro de 2009, os montantes depositados nas CPH em 2004 já pode ser mobilizado sem limitações...

aliás, foi o que fiz logo no dia 2 de Janeiro  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada, D4Dpower. Ainda não tinha tido tempo de ir ao banco para me esclarecerem a questão do ano 2004 e ainda bem, pois apanhava uma vergonha!

Que burrice a minha, "esqueci-me" que estamos em 2009  :-[  :-[

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em época de crise imobiliária e difícil acesso ao crédito, já era tempo de algum Governo repor os benefícios fiscais destas contas e, já agora, a taxa bonificada para jovens!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em época de crise imobiliária e difícil acesso ao crédito, já era tempo de algum Governo repor os benefícios fiscais destas contas e, já agora, a taxa bonificada para jovens!

Não sei não. Essas medidas surgiram numa altura em que as taxas do crédito habitação andavam acima dos 10% ou 20%.

Relativamente ao bonificado, actualmente os juros estão nos 3%, 4% e com prespectivas de descer (a maioria dos empréstimos ainda não foi revisto com estas taxas mais baixas). Para quê incentivar as pessoas a endividarem-se para comprar casa bonificando o crédito? Só ia fazer com que as pessoas se atirassem para o crédito ainda mais faiclmente - quando as taxas subirem fica tudo aflito outra vez.

Quanto aos benefícios fiscais nas contas poupança habitação, quase que concordo - incentivar a poupança para gastar depois. Mas o facto é que estas nunca foram particularmente bem remuneradas e rendia muito mais investir o dinheiro num depósito a prazo normal. Estas contas só rendiam se se tirasse partido do benefício fiscal e, mesmo assim, até um limite relativamente curto. Se for para o dinheiro lá ficar anos a fio, provavelmente acabava por se chegar à conclusão que não eram mais rentáveis que um depósito a prazo, mesmo com o benefício fiscal...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com que objectivo? ajudar os bancos em dificuldades? aumentar, ainda mais, o preço das casas? ajudar o sector da construção civil? as imobiliárias?

e onde se iria buscar o dinheiro para financiar esta medida? vamos aumentar ainda mais a carga fiscal (que como se sabe é reduzida)? ou emitir mais divida pública (como temos pouca vamos emitir mais)?

Creio que uma reforma séria do mercado de arrendamento seria mais adequado, benéfico e rentável que estimular o mercado de compra de habitação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com que objectivo? ajudar os bancos em dificuldades? aumentar, ainda mais, o preço das casas? ajudar o sector da construção civil? as imobiliárias?

e onde se iria buscar o dinheiro para financiar esta medida? vamos aumentar ainda mais a carga fiscal (que como se sabe é reduzida)? ou emitir mais divida pública (como temos pouca vamos emitir mais)?

Creio que uma reforma séria do mercado de arrendamento seria mais adequado, benéfico e rentável que estimular o mercado de compra de habitação.

Concordo plenamente com a reforma no arrendamento! E contra mim falo ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E pode o estado obrigar os proprietários a alugar as milhares de casas novas que estão fechadas por aí? Pode, aumentando/diferenciando a contribuição autárquica. E será que consegue? Não! As câmaras precisam da construção civil para se financiarem, quanto mais construírem, mais ganham... Apesar do mercado estar cheio de casas que não se vendem, o problema pode não ter solução possível.  :-[

Alguém acredita no fundo imobiliário criado pelo governo? Aparentemente só a CGD, que é do estado.

Provavelmente o que vai acontecer é o regresso das cooperativas de habitação, mas não numa versão de construir e sim de alugar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor