Visitante Isabelle

bancos intermediários

9 publicações neste tópico

Boa tarde

Recebi uma transferência de libras esterlinas um banco na Suiça para a minha conta, mas a transferência não foi direta, houve um banco intermediário, o BES e o meu banco já recepcionou o valor em Euros. O valor que a Suiça enviou terá sido exactamente o mesmo para mim e para os meus vários irmãos, pois trata-se de uma herança.

No entanto à minha conta chegaram cerca de 250 euros a MENOS  do que aos meus irmãos, o que não é de todo justificável com qualquer diferença de cÂmbios ou comissões.

O meu banco já me deu o relatório SIBS onde se vê que o valor recebido por eles foi 11.825, 00 euros.

Já tentei obter explicações junto do BES que afirma não ter forma de me dizer qual a quantia que receberam em libras esterlinas, o que achei no mínimo estranho, não poder ter acesso a esta informação.

Por outro lado o banco suiço afirma que pagou o mesmo a todos os herdeiros.

A diferença é significativa o que me impede de ficar de braços cruzados, alguém tem de me justificar esta diferença.

O que faço? Os bancos intermediários cobram comissões? Se sim, que valores são esses que possam impactar assim o valor que eu deveria ter recebido.

Grata pela possível ajuda!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há bancos que cobram pela receção de valores em moeda estrangeira. Também normalmente cobram comissões por fazer o câmbio e ainda podem ser cobradas comissões por fazer transferências. Não raras vezes, sobretudo para montantes mais altos, essas comissões são em percentagem do valor transferido.

Seja como for essas comissões têm de constar do preçário do banco, naturalmente.

250€ representa quase 2% do montante transferido. Parece-me um bocado alto, mas já vi comissões que podem apontar para valores dessa ordem de grandeza...

Deves questionar o BES sobre as comissões que podem ter sido aplicadas ao teu caso e pedir que tas indiquem no preçário. Caso não o consigam fazer, deixa uma reclamação sobre cobrança indevida de comissões - quando a coisa chega ao BdP de repente já toda a gente sabe as respostas ;)

Só por curiosidade, e um pouco offtopic - porque é que no teu caso foi preciso um banco intermediário?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pela resposta. Eu já questionei o BES através de uma linha de apoio que parece sr a única forma de os contactar, uma vez que nem sou cliente deles, sou cliente do Montepio Geral. A resposta deles foi de que não me podem dar informações, ou não têm como me dar informações, o que me deixou exasperada e dizem que tenho de pressionar o meu banco, coisa que farei, apesar de aparentemente o meu banco ter feito o que podia. Pelos vistos tenho de dar murros em mesas, o que acho deplorável, pois este tipo de informação devia ser absolutamente simples e transparente, afinal trata-se do MEU dinheiro, não o deles!

Caramba, comissões tão elevadas? Pelo caminho ficam 250 euros em comissões? Eu não pedi para porem um banco intermediário metido no assunto, se soubesse, tinha pedido para enviarem o dinheiro para outra conta, os meus irmãos não tiveram esse prejuízo, têm conta no Barclays Bank!

Não faço a mínima ideia porque raio houve bancos intermediários, afinal não é uma transferência do Cazaquistão ou da Mongólia...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deixa lá a mesa em paz que não tem culpa nenhuma ;)

Vai ao Portal do Cliente Bancário e mete uma reclamação sobre o assunto. Inclui tudo o que permita identificar as contas e movimentos em causa. Depois deixa os outros trabalharem para descobrir o que aconteceu aos 250€. Umas semanas depois recebes uma carta do BdP a explicar o que se passou ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Grata :), vou fazer isso do portal do cliente bancário.

Que nervos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não te esqueças de dizer que tentaste contactar o BES e que te responderam que não te podem dar informações. E que não encontras no preçário deles qualquer justificação para semelhante comissão...

A falta de transparência, embora não seja ilegal, tem sido apontada pelo BdP como algo que os bancos devem continuamente melhorar. De certeza que não vão perder a oportunidade de sugerir algumas alterações para evitar idênticas reclamações no futuro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Por motivo por herança, de valores a receber através de banco no estrangeiro (em £) o mesmo valor  foi tranferido para diversas contas em Portugal - Barclays , CGD e Montepio.

Acontece que os valores recebido na CGD e Montepio diferem em muito (cerca de 250 €) do valor recebido nas contas do Barclays.

A explicação é que esses 2 bancos não têm representação junto do banco no estrangeiro, portanto esses bancos recorrem a "bancos intermediários". Mas as explicações são um pouco vagas e penso que deveria haver uma explicação mais nitida do processo  de transferencia de  libras em euros. Qual a melhor forma para obter uma informação correcta?

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Juntei os dois tópicos porque me parece que se referem ao mesmo assunto (ainda dizem que as mulheres falam muito - nem sequer se querem ver juntas no mesmo tópico :P)

Afinal foi só o Montepio que foi diferente ou foram os dois bancos portugueses? Pergunto-me se o Barclays, por ser um banco inglês, "castiga" menos a receção de libras que os bancos portugueses...

E o outro banco é a CGD? Então a CGD não tem representação na Suíça?!?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Pois é, a situação é a mesma -sorry! :-[

Efectivamente na CGD passou-se o mesmo. Estive a consultar o site da CGD e na Suiça só  têm escritório de representação.

Em relação ao Barclays mostram-me o câmbio que  efectuado  e a comissão que não representa nada de especial.

Gostaria de saber é se outras pessoas do Forúm terão passado pela mesma situação e o que fizeram!

Muito Obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor