Visitante J. Jorge Sousa

Simulador da AT

4 publicações neste tópico

Creio que existe uma bug no cálculo do simulador da AT, na secção da sobretaxa extraordinária.

De facto, o simulador da AT (v.2.0.3) está a somar o rendimento predial (tributado autonomamente - art. 72.º n. 7), assim como os rendimentos de mais valias (tributados autonomamente - art. 72.º n.º4) à base de cálculo dos 3,5% de sobretaxa.

Ora tal não deve acontecer, já que não se encontra previsto no art. 187.º da Lei 66-B/2012 de 31/12 (OE/2013):

«1 - Sobre a parte do rendimento coletável de IRS que resulte do englobamento nos termos do artigo 22.º do Código do IRS, acrescido dos rendimentos sujeitos às taxas especiais constantes dos n.os 3, 6, 11 e 12 do artigo 72.º do mesmo Código, auferido por sujeitos passivos residentes em território português, que exceda, por sujeito passivo, o valor anual da retribuição mínima mensal garantida, incide a sobretaxa de 3,5 %.»

Apenas os rendimentos englobados, assim como os previstos no n.º3, 6, 11 e 12 do art. 72.º devem ser incluídos para efeitos da sobretaxa de 3,5%.

A tributação autónoma dos rendimentos prediais (n.º7 do mesmo artigo) não se encontra listada, nem os rendimentos tributados autonomamente de mais-valias (n.º4 do mesmo artigo)

Alguém me pode esclarecer?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, isso já tinha sido detetado neste outro tópico: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=10438.msg93782#msg93782 (embora sem referências às mais-valias).

É provavelmente mais um bug, à espera de ser corrigido. Agora já percebi de onde vem a diferença abismal entre as simulações para o meu caso :P

Vivas Paulo

Nesse tópico havia referencia aos prediais E às mais-valias ;)

Entretanto encontrei mais uma bug:

Simulação com rendimentos capitais de englobamento OBRIGATÓRIO e rendimentos prediais (tributados autonomamente) resulta numa simulação com englobamento.

Abraços

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Entretanto encontrei mais uma bug:

Simulação com rendimentos capitais de englobamento OBRIGATÓRIO e rendimentos prediais (tributados autonomamente) resulta numa simulação com englobamento.

Cheira-me que alguém anda a utilizar as variáveis de englobamento erradas, é o que é - tapam de um lado e destapa do outro :P

Eu só espero que o cálculo central não padeça dos mesmos males... parece-me que este ano, pela primeira vez, vou rever as contas todas à mão, quando me chegar o resultado da liquidação...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor