Cresus

Credito habitação em moeda estrangeira

4 publicações neste tópico

Boa tarde,

alguém sabe de um banco que faça crédito à habitação em moeda estrangeira?

Estou a pensar em fazer um em Francos suíços, pois atualmente o franco está indexado ao €, e nunca poderá baixar dos 1,20. Por isso, o mais certo um dia destes é voltar aos valores pré crise, onde 1€ = 1,50 CHF. Com um bocado de sorte, fico com o apartamento 20% mais barato.

Por outro lado, se alguém já soube de algo similar, existem desvantagens?

Eu não sei, mas conhecendo os bancos, devem ter umas manhosices quaisquer, do tipo levam comissões de cambio, taxas de moeda estrangeira, etc... etc...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com um bocado de azar, o desbloqueio é levantado, a moeda foge para o outro lado e pagar ainda mais... A moeda está indexada hoje mas quem diz que estará daqui a 5 ou 10 anos? Ou vais pagar o empréstimo aa curto prazo?

Creio que essa indexação que referes está a ser feita no sentido de ele não se afastar muito dos 1,20 nos dois sentidos. Ou seja, nem subirá muito nem descerá muito. Pelo que é capaz de não compensar o risco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pauloaguia, obrigado pela resposta.

Em relação à sua observação, essa indexação é só para impedir o franco suíço de ficar mais forte, Se amanha o franco ficasse a 1,50/1€, ficava todo o mundo contente. Tenho a certeza absoluta que o franco nunca mais vai ficar  abaixo dos 1,20, pelo menos durante os próximos 10 anos. E isso por uma razão muito simples: a economia suíça não aguenta um franco mais forte que isso.

Foi sob pressão do meio industrial, farmacêutico, etc.. que o Banco central suíço fixou o limite dos  1,20CHF/1€. O franco não pode valer mais que isso.

Agora que a zona € apresenta melhorias, o povo vai se refugiar menos no franco suíço. E os empresários suíços estão a fazer pressão para voltar a ter o franco como antigamente, a 1,50/1€. E isso é o objetivo assumido pelo BNS.

Por isso, tenho a certeza absoluta que na pior das hipóteses, pago o mesmo. Na melhor, poupo 20%. Só uma grande catástrofe, tipo 3ra guerra mundial, é que iria fazer eu perder dinheiro. Mas se houver uma 3ra guerra mundial, acho que a menor das minhas preocupações vai ser pagar ao banco :)

E finalmente, como tenho uma fonte de rendimento em francos suíços, mesmo que o franco suba muito, não interessa pois os meus rendimentos também terão subido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

as condições de um empréstimo em moeda estrangeira não são iguais a um crédito em moeda nacional.

por exemplo na caixa o prazo máximo é de 15 anos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead