Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Nuno Salgado

Simulador IRS 2ª fase - Rendimentos Catª B

2 publicações neste tópico

Bom dia, será que alguém me pode ajudar?

Ontem à noite estava a enviar o meu irs (2ª fase) e na simulação deparei-me logo com uma dúvida na 1ª rubrica (Rendimento Global). O simulador está a incluir os rendimentos da categoria A, 75% dos meus rendimentos categoria B e depois está também a incluir a retenção na fonte que fiz (25%) sobre o recibo verde que passei!!! Isto é normal?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os 75% da categoria B provavelmente devem-se ao facto de estar no regime simplificado - o fisco considera que os outros 25% são despesas com a atividade e não rendimento.

Quanto à retenção na fonte ELA É RENDIMENTO, sim. é dinheiro que está a ser entregue ao estado como adiantamento de imposto - vai aparecer mais à frente nas retenções na fonte já feitas.

Para explicar melhor:

Quem ganhar 4000€ sem fazer retenção na fonte, vai pagar imposto sobre 75% de 4000€. Como nunca fez retenção, terá uma parcela a pagar por aqui.

Mas agora quem ganha os mesmos 4000€, só que, ao optar por fazer retenção na fonte, recebe apenas 3000€, sendo que os 1000€ são entregues ao estado por adiantamento do IRS. Ao meter agora a declaração recebeu os mesmos 4000€, vai pagar o mesmo imposto. Só que como já adiantou os 1000€, eventualmente até tem alguma coisa a receber de volta - a diferença para o que foi pago no exemplo anterior.

O dinheiro recebido é o mesmo, o imposto é o mesmo. Só que foi pago em alturas diferentes, logo o acerto de contas feito agora ao meter a declaração dá valores diferentes também.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0