Joao Borges

Conselhos para investimento de herança?

21 publicações neste tópico

Boas tardes, recentemente recebi uma herança de 92 mil euros de um familiar que faleceu, uma vez que nunca tive ao meu dispor uma tao grande quantia de dinheiro, gostaria de estar a par das opções que tenho de forma a capitalizar este dinheiro que recebi.

É do meu entender que no IRS do proximo ano terei de pagar ao Estado uma percentagem deste rendimento.

O meu objectivo seria o de, ao longo deste ano, investir o dinheiro de forma a que obtivesse em lucros uma quantia equivalente ao que terei de pagar ao Estado no proximo ano.

Quais são as minhas melhores opções?

Deposito em banco, comprar stocks, investir na bolsa de valores?

Obrigado!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas tardes, recentemente recebi uma herança de 92 mil euros de um familiar que faleceu, uma vez que nunca tive ao meu dispor uma tao grande quantia de dinheiro, gostaria de estar a par das opções que tenho de forma a capitalizar este dinheiro que recebi.

É do meu entender que no IRS do proximo ano terei de pagar ao Estado uma percentagem deste rendimento.

O meu objectivo seria o de, ao longo deste ano, investir o dinheiro de forma a que obtivesse em lucros uma quantia equivalente ao que terei de pagar ao Estado no proximo ano.

Obrigado!

Investir na bolsa? com o objectivo daqui a 1 ano ter alguma rentabilidade? não aconselho, muito menos esses valores, faça fundos de investimento calminhos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Investir na bolsa? com o objectivo daqui a 1 ano ter alguma rentabilidade? não aconselho, muito menos esses valores, faça fundos de investimento calminhos.

Que tipo de fundos de investimento me aconselha?

E tambem, se eu quiser investir 5 ou 10 mil euros em um ou varios stocks para capitalização a medio ou longo prazo, que stocks me aconselheraria?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Um rendimento de 92mil coloca-te no último escalão que tem uma taxa de imposto de mais de 40%! Nunca conseguirás esse nível de rendimento, pelo menos não sem arriscar muito (o que não parece ser o teu objectivo).

MAS, as heranças não são consideradas rendimento para efeitos de IRS. Se não forem de cônjuge, ascendente ou descendente pagam imposto de selo, mas basicamente é isso, creio eu (alguém me corrija se assim não for). O que pode ir para IRS são os rendimentos obtidos do que se herdou - por exemplo, as rendas pagas pelo inquilino que mora no imóvel herdado; ou os lucros do negócio que se herdou; ou a mais-valia obtida com a venda do imóvel herdado.

Dito isto, acho muito bem que ponhas esse dinheiro a render. Dificilmente te dará para viveres dos rendimentos com esse montante, mas deves conseguir uns milhares por ano se for bem investido.

Para além dos conselhos que te possam dar por aqui ou por outros fóruns, acho que devias abrir conta num banco de investimento e obter conselhos junto do banco também...

mas, sobretudo, perceber o que queres fazer com esse dinheiro - é para usar daqui a um ano ou dois na compra de uma casa, por exemplo? É para manter por 10 ou 15 anos até os filhos irem para a universidade? É para guardar para a reforma? A duração do investimento é uma das principais variáveis que pode condicionar o tipo de investimentos em que vale a pena investir.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Que tipo de fundos de investimento me aconselha?

E tambem, se eu quiser investir 5 ou 10 mil euros em um ou varios stocks para capitalização a medio ou longo prazo, que stocks me aconselheraria?

Existe já um topico de fundos onde poderá tirar algumas ideias, no entanto convem estudar e obter recomendações do ou dos bancos, mas sempre com consciencia do que se está a fazer ( por isso eu dizer em estudar como funcionam os fundos ).

Pode sempre também seguir o caminho de colocar o dinheiro em serviços de gestão discricionária, as da ESAF e do BESI no Banco Best estão com rentabilidades anualizadas brutais desde o seu inicio em meados de 2007, sempre com  vantagem de serem em forma de seguros o que ainda proporciona uma redução de IRS ao fim de uns tempos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pode sempre também seguir o caminho de colocar o dinheiro em serviços de gestão discricionária, as da ESAF e do BESI no Banco Best estão com rentabilidades anualizadas brutais desde o seu inicio em meados de 2007, sempre com  vantagem de serem em forma de seguros o que ainda proporciona uma redução de IRS ao fim de uns tempos.

Esses serviços são por conta e risco de quem subscreve certo? Imaginando que ha perdas de 20%, é um problema do investidor e não da gestora? Correcto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esses serviços são por conta e risco de quem subscreve certo? Imaginando que ha perdas de 20%, é um problema do investidor e não da gestora? Correcto?

Não sei se entendi bem a tua pergunta... qualquer investimento é por conta e risco do investidor...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei se entendi bem a tua pergunta... qualquer investimento é por conta e risco do investidor...

A questão era mais no sentido de haver algum limite de perdas, tipo não exceder perdas de X no perfil Y. Ou renumeração minima. Como não sei como funciona o serviço, poderia haver nao sei.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não são produtos de capital garantido, se é isso que quer saber.

O valor no final tanto pode ser maior do que o investido ou menor, tal como acontece com todos os fundos, ETFs, ações....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ja encontrei as rendibilidades do invest neste serviço, sabem se está acessível publicamente as das gestoras do BEST/BES?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ja encontrei as rendibilidades do invest neste serviço, sabem se está acessível publicamente as das gestoras do BEST/BES?

Obrigado

Acho que não, o meu PFA é me vai enviando...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Carissimo se o dinheiro fosse meu eu investia numa obrigação conservadora( EDP) com pouco risco e a longo praso e sugiro-lhe  esta com juro ao ano de 8,6% . A moeda tem tendência a continuar a valorizar relativamente ao euro, defende o valor caso Portugal volte ao escudo e ainda tem espaço para valorizar mais a obrigação EDP. Convem é não deixar chegar a 2022 , vende-la lá para 2020. O valor mínimo de investimento devem ser á volta d 61291 euros ou 50000 libras

EDP Finance BV Anleihe Chart.Optionen

Vergrößern

..

.EDP Finance BV Anleihe Stammdaten.

.

Stammdaten

WKN A0T3CC

ISIN XS0397015537

Name EDP FIN. 08/24 MTN

Anleihe-Typ Unternehmensanleihen Euroland

Kategorisierung

Anleihen (Obligationen, Schuldverschreibungen, Bonds, Notes)

Währungsanleihen

Medium-Term Notes

Emittentengruppe Unternehmen und Privatpersonen

Land Niederlande

Stückelung 50000

Stückelung Art Prozent-Notiz

Nachrang Nein

Emissionsdaten

Emittent EDP Finance B.V.

Emissionsvolumen 325.000.000

Emissionswährung GBP

Emissionsdatum 04.11.2008

Fälligkeit 04.01.2024

Kupondaten

Kupon in % 8,625

Erstes Kupondatum 04.01.2010

Letztes Kupondatum 03.01.2024

Periodenunterschiede

Kupons Überlanger erster, normaler letzter Kupon

Zahlweise Kupon Zinszahlung normal

nächster Zinstermin 04.01.2015

Zinstermin Periode ganzjährig

Zinstermine pro Jahr 1

Zinslauf ab 04.11.2008

Steuern und Depot

Steuerzahlende Stelle Depotbank (Zahlstelle)

Steuertyp Kein Quellensteuerabzug (einkommen- bzw. körperschaftsteuerpflichtig)

Rückzahlungspreis

gültig bis

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dizer apenas cupão 8.6% é um bocado enganador. Pode levar os mais desconhecedores do mercado obrigacionista a pensar que é esse o rendimento anual.

Na realidade é bastante inferior, já que o preço de compra está nos 125%, o que dá uma yield bruta perto dos 5%. O que não sendo mau não é propriamente 8.6%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

seria enganador se levar as obrigações ao fim de 2022 , agora se vender 2 ou 3 anos antes pode não ser

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas se quizer uma taxa melhor de 6,75% no fim do corrente mês o Pinto da Costa do Porto emite obrigações a 3 anos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas se quizer uma taxa melhor de 6,75% no fim do corrente mês o Pinto da Costa do Porto emite obrigações a 3 anos

isso so vale a pena se tiver já açcoes senão ainda pode vir a ter prejuizo

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes esclarecer ......

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

seria enganador se levar as obrigações ao fim de 2022 , agora se vender 2 ou 3 anos antes pode não ser

Ou pode ser pior ;)

De qualquer forma, o valor do cupão ajustado para o preço de compra é mais à volta de 6.88%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

isso so vale a pena se tiver já açcoes senão ainda pode vir a ter prejuizo

Porque razão? As obrigações são independentes das acções...

Podem é existir obrigações que são convertíveis em acções, dependendo de certas condições/variáveis.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado!

Boa Tarde João Borges,

Antes de mais devo dizer que tomaste a melhor atitude, ou seja, procurar antes de te meteres em qualquer investimento.

1) Se não conheces um activo financeiro, não ponhas dinheiro nele, nem que seja 1€ porque a probabilidade de perderes dinheiro é muita.

2) Desconfia dos gestores de conta. Exemplo. Se te disserem que um investimento é muito bom, pergunta quais os riscos, qual o prazo, etc... Não tenhas medo de fazer perguntas.

3) Preenche um questionário para aferires o teu perfil de investidor. Se não conheceres o teu perfil de risco, não sabes que tipos de investimento podes escolher.

Uma alternativa aos Depósitos a Prazo seriam os FI´s. Podes sempre ler o excelente tópico que existe neste fórum (Fundos de Investimento TOP).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tenha pressa meta-o num banco e pondere o quer fazer com essa quantia.

Lembresse o mais difícil já esta feito e ter a quantia o resto vem com a tentativa e erro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead