Visitante Bruno Silva

Credito habitação e arrendamento....

4 publicações neste tópico

Boa Noite.

Gostaria que me ajudassem na seguinte situação em relação a Credito Habitação e Arrendamento e qual o melhor procedimento a fazer. Vivo em União de Facto com a minha esposa, e este ano entregamos o IRS em conjunto pela 1ª Vez.

Assim, neste momento tenho uma Habitação com crédito habitação associado ( Credito para Habitação Própria e Permanente, apenas em meu nome), a qual gostaria de arrendar. Posteriormente iria alugar uma outra habitação qual passaria a ser a minha habitação permanente. Quais os transmitos de devo seguir em termos processuais, isto é:

- Devo informar o banco que pretendo alugar a Habitação? O banco poderá alterar as condições do crédito?

- Pretendia também emitir recibos e registar o contrato nas finanças , qual o procedimento  para em termos de IRS futuro, e como faço depois com as despesas do credito habitação? Como poderei simular o custo que depois terei em sede de IRS com a rendimento do Arrendamento

- Outra duvida terá a ver depois com o pagamento que iria fazer do arrendamento para onde iria viver, poderia depois deduzir estas despesas em sede de IRS?

Não sei se fui muito  confuso, mas se tiverem questões, por favor coloquem?

Obrigados

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostaria que me ajudassem na seguinte situação em relação a Credito Habitação e Arrendamento e qual o melhor procedimento a fazer.

Vivo em União de Facto com a minha esposa, e este ano entregamos o IRS em conjunto pela 1ª Vez.

Assim, neste momento tenho uma Habitação com crédito habitação associado ( Credito para Habitação Própria e Permanente, apenas em meu nome), a qual gostaria de arrendar.

Posteriormente iria alugar uma outra habitação qual passaria a ser a minha habitação permanente. Quais os transmitos de devo seguir em termos processuais, isto é:

- Devo informar o banco que pretendo alugar a Habitação? O banco poderá alterar as condições do crédito?

- Pretendia também emitir recibos e registar o contrato nas finanças , qual o procedimento  para em termos de IRS futuro, e como faço depois com as despesas do credito habitação? Como poderei simular o custo que depois terei em sede de IRS com a rendimento do Arrendamento

- Outra duvida terá a ver depois com o pagamento que iria fazer do arrendamento para onde iria viver, poderia depois deduzir estas despesas em sede de IRS?

Não sei se fui muito  confuso, mas se tiverem questões, por favor coloquem?

Obrigados

Foi um pouco confuso e não sei se entendi as suas dúvidas... dai separar um pouco as suas questões para as compreender melhor!

Há quanto tempo tem o crédito da sua habitação permanente?

Deverá efetuar um contrato, em triplicado, com o futuro inquilino e registar nas finanças. Pagará o imposto de selo que corresponderá a 10% do valor da renda que estabelecer com o arrendatário. Assim, deverá declarar as futuras rendas e despesas permitidas por lei no anexo F.

Aguarde por outras respostas e tente expor as suas dúvidas de forma clara.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O banco muito provavelmente irá alterar as condições do crédito, procure junto do mesmo obter uma quantificação de quanto mais irá pagar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se o banco pode alterar as condições depende do que disser no contrato. Se o contrato diz que o empréstimo era para a compra de uma habitação própria e permanente e deixa de o ser, o banco pode alegar que há alteração das condições do contrato e que tem o direito de fazer o mesmo. Se o faz ou não, isso já depende do banco. Passe lá um dia para tratar de outra coisa qualquer e coloque a questão como uma hipótese, só para ficar com a ideia...

Se o empréstimo for anterior ao fim de 2011, e passar a ser a habitação própria e permanente do inquilino, então pode deduzir uma percentagem dos juros no IRS durante os próximos anos. Mas este benefício está prestes a desaparecer.

Quanto ao cálculo do IRS, hoje em dia é mais simples - a menos que os seus rendimentos sejam inferiores a 20.000€, altura em que valeria a pena considerar a opção pelo englobamento, as rendas (subtraídas do IMI e dos custos de condomínio e manutenção do imóvel) são taxadas a 28%

Da mesma forma, se for para habitação própria e permanente sim. Mas creio que este benefício também está em vias de extinção e só durará mais uns poucos anos: http://www.deco.proteste.pt/familia-vida-privada/impostos/noticia/rendas-deducao-no-irs-a-cair

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead