DanielM

IRS Anexo G Penhora Imovel

9 publicações neste tópico

Boa tarde,

O meu imóvel foi penhorado devido a uma insolvência e a minha duvida é se tenho de preencher o anexo G do IRS?

Visto que nem tive de estar presente na escritura dado que foi tudo tratado entre o Gestor da insolvência e o banco.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

à partida diria que sim, uma vez que o imóvel foi alienado...

O mais provável é que não tenha havido mais valias, logo não haverá nada a ser tributado... Mas a obrigação de declaração creio que se mantém...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço desde já as respostas!

Contudo, continuo com dúvidas... Tenho de inserir o valor em dívida que tinha para com o Banco, por causa do empréstimo de habitação?

Como preencho o campo Quota Parte?

Obrigado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estás a perguntar sobre o empréstimo por causa do quadro 5? Atenção que o preenchimento desse quadro se destina apenas aos casos em que pelo menos parte do dinheiro da venda de um imóvel que era usado como habitação própria e permanente é (ou vai ser) reinvestido na compra de outro imóvel para habitação própria e permanente... tinha ficado com ideia que não seria o teu caso...

Quanto à quota parte, se a casa esta toda em teu nome, a tua quota parte é de 100%. Se estava em teu nome e da tua mulher, por exemplo, seria provavelmente de 50% (podem ter estipulado uma percentagem diferente - seja como for é o valor que figurava na escritura).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa-tarde

O meu imóvel foi penhorado pelo Banco, terei de entregar o anexo g do irs e pagar mais valias, uma vez que ainda continuo com uma divida remanescente ao banco, dado que o valor não cobriu a divida na totalidade.

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu imóvel foi penhorado pelo Banco, terei de entregar o anexo g do irs e pagar mais valias, uma vez que ainda continuo com uma divida remanescente ao banco, dado que o valor não cobriu a divida na totalidade.

Em primeiro lugar, recomendo a leitura atenta desta página: http://www.flip.pt/FLiP-On-line/Gramatica/Sinais-de-pontuacao.aspx

Do que percebi da tua frase fiquei com a sensação que há aí alguns mal entendidos. A saber:

* a declaração no quadro 4 do anexo G é obrigatória porque houve alienação do imóvel (deixou de ser teu). Mais nada.

* do resultado da declaração vai-se apurar se houve mais-valias. Mais valias não é uma coisa que tu pagues, basicamente quer apenas dizer que tiveste lucro com a venda do imóvel (tendo em atenção que eles depois fazem as contas para atualizar o valor de compra para o valor atual).

* a declaração da alienação, por si só, não implica que se vá pagar imposto. Só se paga imposto se tiver havido mais-valias (o tal lucro) e, mesmo assim, só sobre metade do valor da mais-valia.

Tendo em conta as atuais condições do mercado e o facto de o imóvel ter sido penhorado desconfio que dificilmente houve mais valias. Ou seja, provavelmente não há mais imposto a pagar.

Mas, se se apurar que houve mais-valias, e apesar de a dívida ao banco ainda não estar saldada, ainda assim houve lucro - foi possível pagar mais ao banco do que seria se não tivesse havido. Pode não parecer que houve rendimento mas houve e, como tal, deveria ser tributado.

Sem valores da compra e da penhora é difícil dizer qual é o caso concreto. Mas dá uma vista de olhos neste link que explica como se fazem essas contas: http://ind.millenniumbcp.pt/pt/geral/fiscalidade/Pages/comprar_casa.aspx (procura por Venda de Imóvel e Mais Valias). Está desatualizado 1 ano, mas dá para ficar com uma ideia bastante aproximada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

bom dia peço desculpa entrar no tópico para fazer outra pergunta dentro desta pergunta . Encontro me na mesma situação mas uns meses há frente, quando meti o irs por não saber como funcionava o processo e por não ter informação sobre o caso não coloquei a penhora do meu imóvel ao banco na declaração e quando tive acerto no irs vei por pagar 500 e alguns euros em vez dos 200 e poucos que tinha a receber. Agora a contabilista da loja da minha mãe mandou me o valor da compra da casa há dez anos , ou seja, a escritura. Depois de eles fazerem lá as contas deles veio de novo os 500 para pagar. Já não sei o que fazer sobre este caso . Além de não ter tido mais valias , tive mesmo o contrario visto que a casa foi vendida  não sei a quem disseram me um valor no banco outro valor vem na declaração de irs. E ainda a minha mãe , a fiadora vai pagar 30mil que falta do empréstimo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

bom dia peço desculpa entrar no tópico para fazer outra pergunta dentro desta pergunta . Encontro me na mesma situação mas uns meses há frente, quando meti o irs por não saber como funcionava o processo e por não ter informação sobre o caso não coloquei a penhora do meu imóvel ao banco na declaração e quando tive acerto no irs vei por pagar 500 e alguns euros em vez dos 200 e poucos que tinha a receber. Agora a contabilista da loja da minha mãe mandou me o valor da compra da casa há dez anos , ou seja, a escritura. Depois de eles fazerem lá as contas deles veio de novo os 500 para pagar. Já não sei o que fazer sobre este caso . Além de não ter tido mais valias , tive mesmo o contrario visto que a casa foi vendida  não sei a quem disseram me um valor no banco outro valor vem na declaração de irs. E ainda a minha mãe , a fiadora vai pagar 30mil que falta do empréstimo.

Se sem o anexo das mais valias deu 500€ para pagar e se o anexo das mais valias não tem nenhumas mais valias, parece-me normal que o valor a pagar continue o mesmo... mas como calculaste os 200€ que dizes que tinhas a receber?

Sem mais dados é difícil fazer muito mais comentários - mas fiquei sem perceber se afinal o anexo G indica mais valias ou não. Podes indicar aqui os valores relacionados com o imóvel?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor