Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante maria carmo machado

simulação das finanças e simulador Pedro Pais

11 publicações neste tópico

Boa tarde:

Submeti agora o meu irs, preenchi o anexo F optando pelo não englobamento e a simulação das finanças difere do simulador do Pedro em cerca de 10 euros.

Este ano foi mais confuso pois o quadro 5b do anexo F não me parece muito explicito...mas eu optei pelo não englobamento. Entretanto a preencher a descrições das casas aparecia-me sempre erro pois as freguesias mudaram e um dos artigos também...enfim.

Como ambos os simuladores dão resultados próximos...fiquei na dúvida em relação ao que li noutros tópicos em que o simulador das finanças não tinha em conta o não englobamento?

Obrigado

Maria do Carmo

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Entretanto já saiu versão corrigida do simulador das Finanças que leva em conta corretamente a opção pelo englobamento no caso dos rendimentos prediais.

Dá para perceber de onde vêm os 10€ de diferença?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esta é a simulação das finanças, os valores a negrito são as diferenças para o simulador do Pedro

Rendimento global 38.586,36 

Deduções específicas 8.208,00

Perdas a recuperar 0,00

Abatimentos 0,00

Rendimento Colectável 30.378,36

Q. de rend. de anos anteriores 626,61

Rend. Isentos suj. a englob. 0,00

Rend. para determ. de taxas 29.751,75

Coeficiente conjugal 2,00

Taxa 28,50 %

Importância apurada 4.239,62

Parcela a abater 980,00

Imposto de rend. de anos anteriores 137,30 / 137,33

Imposto de rendimentos isentos 0,00

Taxa adicional 0,00

Imposto relativo a tribut. autónomas 452,35 / 489,13

Colecta total 7.108,90 / 7145,7

Deduções à colecta 913,15

Benefício Municipal 0,00

Acréscimos à colecta 0,00

Colecta líquida 6.195,75/ 6232,55

Retenções na fonte 6.824,16

Pagamentos por conta 0,00

Sobretaxa extraordinária:

Rendimento 16.798,36 X 3.5% (*) 587,94

Deduções 0,00

Retenções na fonte 409,00

Colecta 178,94 / 157,01

Valor a receber 449,47 €  /      434,6

Também fiquei curiosa...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há 3 diferenças:

* 0,03€ na tributação do rendimento dos anos anteriores

* 36,78€ na tributação autónoma

* 21,93€ na coleta da sobretaxa extraordinária

As outras diferenças têm a ver com a propagação destas no resto dos cálculos.

O primeiro vou ignorar :D

Quanto à tributação autónoma diz respeito aos rendimentos que têm uma taxa diferente da do resto da declaração (mais valias mobiliárias, rendas, rendimentos de capitais, etc). Ou há diferenças nos valores metidos ou há efetivamente uma diferença nos cálculos. Sem mais dados é difícil dizer qual é o caso, até porque nenhuma mostra os valores antes da aplicação das taxas, mas como as taxas são diretas é relativamente simples confirmar as contas à mão...

Quanto ao terceiro, o simulador das finanças parece-me o correto. Ambos calculam a sobretaxa como 587,94€ e se a retenção na fonte foi de 409€, então ainda há mais a pagar 178,94€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

na tributação autonoma pode ter haver com o fato de no anexo F ter colocado como despesas o IMI, condominio e o seguro multi riscos da habitação?...é que não encontrei onde colocar este no simulador do Pedro

O total das rendas recebidas foi 2210 euros e as despesas 594,47 euros (não fiz retenção) e optei pelo não englobamento (conforme o simulador do Pedro)

Tenho tambem rendimentos da categoria b (são recibos verdes) no valor de 2304,64 euros mas fim retenção na fonte de 25% 576,16 euros.

Quanto ao terceiro, o simulador das finanças parece-me o correto. Ambos calculam a sobretaxa como 587,94€ e se a retenção na fonte foi de 409€, então ainda há mais a pagar 178,94€.

esta parte não percebi...devia ter pago mais? (sou enfermeira de profissão mas uma curiosa quando me fazem um atentado a carteira :()

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

e encontrei outra diferença

Rendimento 16.798,36 X 3.5% (*) 587,94 /16171,75 x 3,5(*) 566,01

não consigo perceber onde falhei a introduzir os dados

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

na tributação autonoma pode ter haver com o fato de no anexo F ter colocado como despesas o IMI, condominio e o seguro multi riscos da habitação?...é que não encontrei onde colocar este no simulador do Pedro

O total das rendas recebidas foi 2210 euros e as despesas 594,47 euros (não fiz retenção) e optei pelo não englobamento (conforme o simulador do Pedro)

Subtrai as despesas às rendas e coloca a diferença no simulador - vai dar ao mesmo... Se bem que com esses valores não me parece que justificasse uma diferença tão grande.

Tenho tambem rendimentos da categoria b (são recibos verdes) no valor de 2304,64 euros mas fim retenção na fonte de 25% 576,16 euros.

Sim, mas esses são taxados normalmente, com a taxa calculada de acordo com o escalão onde te encontras, não têm tributação autónoma.

O total das rendas recebidas foi 2210 euros e as despesas 594,47 euros (não fiz retenção) e optei pelo não englobamento (conforme o simulador do Pedro)Quanto ao terceiro, o simulador das finanças parece-me o correto. Ambos calculam a sobretaxa como 587,94€ e se a retenção na fonte foi de 409€, então ainda há mais a pagar 178,94€.

esta parte não percebi...devia ter pago mais? (sou enfermeira de profissão mas uma curiosa quando me fazem um atentado a carteira

Não é que devesses ter pago mais - apenas que o que foi sendo retido na fonte não chega para pagar todo o imposto devido relativamente à sobretaxa. Nomeadamente porque tens outros rendimentos sobre os quais também se paga a sobretaxa e sobre os quais não foste fazendo a retenção na fonte - daí ainda haver mais algum a pagar. É normal haver acertos de contas ao meter a declaração de IRS, é para isso que ela serve.

e encontrei outra diferença

Rendimento 16.798,36 X 3.5% (*) 587,94 /16171,75 x 3,5(*) 566,01

não consigo perceber onde falhei a introduzir os dados

Dá-me ideia que o simulador do Pedro não está a considerar como base para o cálculo da sobretaxa os mesmos rendimentos que o simulador das Finanças. Daí depois a diferença no cálculo da coleta :)

Não estive a verificar as contas, mas na minha simulação o simulador do Pedro só entra com os rendimentos do trabalho para o cálculo da sobretaxa. Tenho ideia que isso não está correto mas, lá está, não fui verificar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Epá, não identifiquei o problema. Podes pf enviar o simulador preenchido e um screenshot da simulação das finanças para o mail que está no simulador?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Epá, não identifiquei o problema. Podes pf enviar o simulador preenchido e um screenshot da simulação das finanças para o mail que está no simulador?

Feito.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

enviei para o mail blog@pedropais.com o simulador preenchido e a simulação das finanças

...continuo curiosa

Atentamente

Maria do Carmo

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0