cool

Abrir empresa

3 publicações neste tópico

Bom dia, não percebo nada de finanças, IRS, IRC, IVAs para mim é tudo um pouco chinês e necessitava de uma pequena ajuda antes de ir tratar destes assuntos à empresa na hora/finanças.

Quero abrir um site de venda de artigos online cuja facturação irá rondar uns 100/150€ por mês e pelo volume de negócio ser baixo queria ser eu a tratar de tudo sem ter que contratar um contabilista ou alguém que me ajude a tratar destes assuntos.

1º Duvida: Sendo eu o único gerente da empresa (estou desempregado e não recebo sub.) tenho de declarar o ordenado mínimo mesmo que a empresa só facture um quarto disso por mês? Existe a possibilidade de declarar só os ganhos?

2ª Duvida: Tenho de pagar segurança social e esses descontos todos? ou é opcional?

3ª Duvida: Em que altura do ano tenho de declarar os ganhos da empresa? e para isso, de uma forma geral, tenho de:

- Juntar e somar todas as despesas que a empresa teve para adquirir os produtos que vendo e inserir no site das finanças;

- Juntar também todas as facturas de venda desses produtos e inserir no site das finanças;

4ª Duvida: Sobre os lucros da empresa o que tenho de descontar ainda?

Desde já muito obrigado pela ajuda a todos

Cumprimentos,

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Segundo estive a ler aqui no forum como os ganhos vão ser baixos:

"é preferível iniciar como Empresário em nome individual (ou trabalhador independente) no regime de isenção do iva e simplificado de tributação."

Mas como vou ter gastos nos materiais a comprar para depois vender tenho de estar no regime de contabilidade organizada, certo? Para este regime tenho de ter obrigatoriamente um contabilista?

e como faço para passar facturas?

Obrigado a todos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Empresário em nome individual no regime simplificado de tributação e isenção (ou não) de iva.

Não compensa abrir empresa, nem ter contabilidade organizada.

No regime simplificado o "lucro" tributável será 15% das vendas. Ou seja, as finanças apenas sujeitam a irs 15% do total das vendas.

Se for a primeira vez que inicia atividade por conta própria, tem pelo menos 12 meses de isenção de SS.

E como esses rendimentos (150 mês) a isenção será renovada todos os anos por baixos rendimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead