fclage

[RESOLVIDO] IRS PREDIAIS/MAISVALIAS 2014 - Simulação AT

49 publicações neste tópico

Bom dia

Estive a fazer algumas simulações com a aplicação da AT (v2.0.0) e cheguei à conclusão que, no caso de não optar pelo englobamento, os rendimentos declarados no anexo F originam sempre um imposto de 0,00€ independentemente do valor.

Naturalmente, isto está (muito) errado!

A taxa dos rendimentos prediais (n.º7 do art. 72.º do CIRS) é de 28%, enquanto a AT está a aplicar "0%".

Exemplo: Rendimento de 100.000,00€ sem retenção e não optando pelo englobamento: Imposto = 0,00€!

Em muitos casos - principalmente de rendimentos mais baixos - a opção pelo englobamento é a mais favorável, e com esta bug de cálculo vai fazer com que muitos contribuintes optem pelo não englobamento pensando que vão pagar menos, mas o que depois vai acontecer são surpresas desagradáveis quando chegar a nota de liquidação.

Verifiquem sempre o cálculo com outras aplicações disponíveis!

Seja com a aplicação em Excel do Francisco Mesquita disponível neste site em http://www.pedropais.com/irs/simulador-irs-2013 ou com o iRX disponível em www.irx.com.pt

Por favor confirmem!

ATUALIZAÇÃO:

Em 6 de Maio de 2014 a AT lançou a nova versão (2.0.1) que corrige o problema de tributação.

ATUALIZAÇÃO

Em 8 de Maio de 2014 a AT lançou uma nova versão (2.0.3) que introduz um novo problema no cálculo (seguir para a página 2 para mais detalhes)

Depois lançou a 2.0.4 mas sem qualquer correcção a nível de sobretaxa sobre rendimentos prediais e mais-valias tributadas autonomamente.

ATUALIZAÇÃOEm 20 de Maio de 2014 a AT lançou uma nova versão (2.0.5) que resolveu o problema de cálculo relativamente à sobretaxa de rendimentos tributados autonomamente.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já alguém avisou as finanças? Não é anormal sairem versões com correções ainda durante a fase de entrega.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Eu tb tive o mesmo resultado com o anexo F.

No entanto, se juntarem o anexo G e selecionarem a opção do não englobamento, o simulador já jaz as contas correctas.

Cumprimentos,

M

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No entanto, se juntarem o anexo G e selecionarem a opção do não englobamento, o simulador já jaz as contas correctas.

Confirmo...

Ao ter um anexo G com valores no quadro 8 (ex. ações) e a indicação de não englobamento, o simulador já faz correctamente os 28% previstos na categoria F.

Mas quem tiver apenas prediais, continua o problema.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também me aconteceu o mesmo, mas como já tinha feito todas as simulações no IRX, avancei com o não englobamento, apesar de ter ficado preocupado se tinha feito tudo bem...

Andamos a brincar com coisas sérias. Se é o contribuinte a falhar está tramado!!

Obrigado por esta informação e pela  newsletter ao Pedro Pais, assim confirmei que não fiz nada de errado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Peço desculpa pela minha ignorância mas eu nem reparei. Submeti no dia 01 e validei. Como fazer agora? E melhor enviar uma declaração de substituição ou aguardo que ela passe a declaração certa?

Muito obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Peço desculpa pela minha ignorância mas eu nem reparei. Submeti no dia 01 e validei. Como fazer agora? E melhor enviar uma declaração de substituição ou aguardo que ela passe a declaração certa?

Podes submeter sem problemas uma declaração de substituição em qualquer altura até 30 dias após a 1ª submissão, independentemente do estado da declaração atual. Quanto mais cedo o fizeres, melhor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes submeter sem problemas uma declaração de substituição em qualquer altura até 30 dias após a 1ª submissão, independentemente do estado da declaração atual. Quanto mais cedo o fizeres, melhor.

Pois, por via das dúvidas se calhar mais vale! E a 1a vez que me surge tanta confusão na entrega de irs. Muito obrigada! Quanto mais cedo melhor!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas Sónia porquê a substituição? Considera trocar para englobamento? ou é só para evitar a surpresa?

Eu já não tenho hipótese pois não tenho docs dos bancos.

Mas repare que é simples saber quanto vai pagar ou receber.

Imagine que tem a receber 1000 após submeter a declaração e os 28% por cento das rendas são por exemplo 1120. Apesar de não aparecer o valor saberá que no acerto terá que pagar 120. Esse é o meu raciocinio e ainda menos uns trocos por causa do IVA pago...

Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas Sónia porquê a substituição? Considera trocar para englobamento? ou é só para evitar a surpresa?

Eu já não tenho hipótese pois não tenho docs dos bancos.

Mas repare que é simples saber quanto vai pagar ou receber.

Imagine que tem a receber 1000 após submeter a declaração e os 28% por cento das rendas são por exemplo 1120. Apesar de não aparecer o valor saberá que no acerto terá que pagar 120. Esse é o meu raciocinio e ainda menos uns trocos por causa do IVA pago...

Cumprimentos.

[/quote/]

Eu não tenho mais rendimentos a englobar extra a declarar para além deste arrendamento, todo o resto e da cat b. Só estou com medo de surpresas. Este arrendamento são a volta de 5400€ menos as despesas que tive o ano passado. Não sei mesmo o que fazer :/

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sabe quanto teria a receber sem a questão das rendas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, tenho ideia. Fiz simulação com e sem englobar e em ambos os casos da a receber. Não fiz print nem apontei as diferenças.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas o BUG já foi retificado? Alguém sabe? Senão vai ter o mesmo resultado...

Substituir é realmente muito simples e não tem qualquer consequência. Já o fiz no passado.

Até me lembrei de outra situação (penso ser possível). Entrar para substituir, preencher normalmente, simular e no fim não validar e fica como está.

Alguém pode confirmar qual é o ponto de situação no site e se isto que disse é possível?

Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, tenho ideia. Fiz simulação com e sem englobar e em ambos os casos da a receber. Não fiz print nem apontei as diferenças.

O problema é que a simulação que fez sem englobamento deu necessáriamente um valor superior a recuperar (afinal de contas, a bug faz com que não seja simulado qq imposto, quando devia aplicar 28%), e - na verdade - essa opção pode não ser a melhor para o seu caso.

Utilize um dos outros simuladores disponíveis para verificar o cálculo com e sem o englobamento e confirmar qual é realmente a melhor opção para o seu caso. Depois verifique qual foi a opção que escolheu na declaração que submeteu.

Se a simulação mais vantajosa for aquela que utilizou na entrega, então deixe estar.

Se, por outro lado, a simulação mais vantajosa for utilizando a opção contrária, talvez seja melhor substituir.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O problema é que a simulação que fez sem englobamento deu necessáriamente um valor superior a recuperar (afinal de contas, a bug faz com que não seja simulado qq imposto, quando devia aplicar 28%), e - na verdade - essa opção pode não ser a melhor para o seu caso.

Utilize um dos outros simuladores disponíveis para verificar o cálculo com e sem o englobamento e confirmar qual é realmente a melhor opção para o seu caso. Depois verifique qual foi a opção que escolheu na declaração que submeteu.

Se a simulação mais vantajosa for aquela que utilizou na entrega, então deixe estar.

Se, por outro lado, a simulação mais vantajosa for utilizando a opção contrária, talvez seja melhor substituir.

Sim, esta que entreguei foi a mais vantajosa. A ver vamos.. seja como fôr o mais certo e chegar a conta para pagar... Vou deixar ficar....

Muito obrigada pela ajuda!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Foi disponibilizada ontem uma versão já com este bug corrigido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Foi disponibilizada ontem uma versão já com este bug corrigido.

Confirma-se!

A versão 2.0.1 (lançada hoje pela AT) corrige o problema da tributação autónoma.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Confirmo.. Agora aparece a tributação autónoma e o valor. Que e precisamente o que me dava a mais de reembolso, fiz uma nova de substituição.. Não gosto de surpresas..  :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado ao Filipe Lage pela dica e aos restantes pela actualização! Há e agradecer também o email enviado pelo Pedro!

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado ao Filipe Lage pela dica e aos restantes pela actualização! Há e agradecer também o email enviado pelo Pedro!

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Certo!

Obrigado a todos... Principalmente ao Pedro, claro :)

E, agora vem a parte curiosa... a versão 2.0.3 (re)introduz uma nova BUG no cálculo.

Ao optar pela tributação autónoma (seja dos prediais, como das mais-valias) estão a adicionar esse rendimento (tributado autonomamente) no cálculo da sobretaxa quando a mesma apenas incide sobre os rendimentos englobados, e os previstos nos nºs 3, 6, 11 e 12 do artigo 72. (e nenhum destes é referente aos rendimentos prediais ou mais-valias) - ver Lei n.º66-B/2012 - 31/12, Artigo 187.º.

Ou seja,

Enquanto a versão 2.0.0 resultava numa simulação excessivamente optimista (porque não taxavam os prediais a 28%)

Temos agora a versão 2.0.3 que resulta numa simulação excessivamente pessimista (porque estão a taxar em excesso 3,5% de um rendimento tributado autonomamente e que não está previsto entrar na sobretaxa).

Talvez na na próxima versão acertem ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É por essas e por outras que eu acho que a AT devia logo disponibilizar o simulador com os anexos todos muito mais cedo - bastava impedir que se submetesse a declaração, o que é fácil de fazer.

Assim os bugs eram todos descobertos antes mesmo de abrir o prazo para a submissão do IRS e as pessoas podiam simular com mais antecedência quanto vão receber...

Mas pronto, eles preferem andar em cima do acontecimento ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Confirmo que também me parece existir erro na versão 2.0.3 do simulador das finanças para quem tem rendimentos prediais e opte pelo não englobamento. No meu caso, efetuando a simulação no simulador das finanças, no resumo da simulação, e para a componente da sobretaxa, o rendimento apresentado e que é multiplicado por 3,5%, está a incluir o rendimento predial!. O valor final, difere do obtido com os outros simuladores devido a esse erro (no meu caso para pior). Será que ainda não deram pelo erro? ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fico assustado com o estado do Estado, fico mesmo muito assustado...

Se fosse um privado a cometer um erro destes, já andava com umas penhoras ou alguma pena de prisão a rondar. Onde andará a altivez de Secretários de Estado que se vangloriam em apresentar penas de prisão para os contribuintes (mesmo que o incumprimento tenha origem num erro). Já agora acrescento, nunca me aconteceu nada disto, mas não quer dizer que não me sinta a viver numa ditadura fiscal, cheio de receio de apresentar um erro...e depois é isto, daqueles seres superiores e infalíveis...Vergonha!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor