vaniacsc

IRS Casal falecido

7 publicações neste tópico

Boa tarde,

tenho uma amiga em apuros.

Em 2012 faleceu-lhe a mãe e em 2013 o pai.

Ela tem que entregar o IRS este ano? A simulação dá a pagar...

Ela tem obrigação de pagar? Está desempregada e nem recebe subsidio de desemprego :(.

Há alguma forma de contornar a situação.

Agradeço desde já a ajuda

Atentamente,

Vânia

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Admitindo que ela é a cabeça de casal da herança, tem de meter o IRS do pai referente ao ano passado, sim.

Se a simulação dá imposto a pagar, esse dinheiro é suposto sair da herança mas ela não é responsável por mais do que o que herdou.

Suponhamos que a única coisa que ela herdou do pai foi uma conta bancária com 100€. Se a simulação de IRS dá a pagar 150€, o fisco só tem a receber os 100€, não pode exigir os 50€ adicionais. Mas se o pai lhe deixou 200€, tem de pagar os 150€ com parte desse dinheiro, sim.

Se em vez de dinheiro ela ficou com bens, pode ser forçada a vendê-los para conseguir o dinheiro para pagar.

Agora, não sei bem como é que se trata disto, o melhor é ela tentar pedir um esclarecimento ou nas Finanças ou na Conservatória onde há de tratar das partilhas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pela resposta Pauloaguia.

É daqueles caso, herdou parte de uma casarona velha num centro histórico, que ninguém por estas alturas quer comprar, e que sem rendimentos (vive das ajudas), tem IMI's elevadissimos, e agora aparece mais esta...

Tb sugeri ir á repartição das finanças, para esclarecer o caso.

Atentamente,

Vânia

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
É daqueles caso, herdou parte de uma casarona velha num centro histórico, que ninguém por estas alturas quer comprar, e que sem rendimentos (vive das ajudas), tem IMI's elevadissimos, e agora aparece mais esta...

Em que centro histórico e por quanto é que a quer vender? Aposto que se a puser à venda por 20 ou 30 mil arranja comprador e dá para se aguentar durante uns tempos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A "casarona" tem IMI elevadíssimo?

Tenho ideia que as casas que estão localizadas nos centros históricos têm isenção de IMI!...

Qual é o municipio?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O valor da venda não sei...a casa está habitada pela minha amiga, morava com os pais.

Sim o IMI este ano foi 900 e tal euros, no entanto já foi pedida reavaliação e vai ficar por volta dos 300 salvo erro.

É em Évora na zona do hospital (acho que ainda é zona histórica).

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O valor da venda não sei...a casa está habitada pela minha amiga, morava com os pais.

Sim o IMI este ano foi 900 e tal euros, no entanto já foi pedida reavaliação e vai ficar por volta dos 300 salvo erro.

É em Évora na zona do hospital (acho que ainda é zona histórica).

"Os proprietários de um bloco de apartamentos construído recentemente num antigo terreiro ou de vivendas de luxo em construção junto às muralhas do centro histórico de Évora estão isentos do pagamento de imposto municipal de imóveis (IMI). Eles e todos os proprietários de edifícios em todos os centros históricos classificados como monumentos nacionais, independentemente de os prédios terem sido construídos antes ou depois da respectiva classificação..."

Vá à sua repartição de finanças e à câmara (pois esta opunha-se à isenção devido ao elevado número de habitantes beneficiados pela medida) esclarecer a situação.

Desde 2009/2010 que foi aprovado a isenção para esta zona. No entanto, as receitas (de milhares de habitantes é muito apetecível...) falam mais alto.

Deixo um link com informação relativa ao ponto de situação: http://www.publico.pt/local/noticia/centros-historicos-da-unesco-exigem-reposicao-da-isencao-de-imi-1631947

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead