morpheuspt

Entidade empregadora enganou-se nos rendimentos

6 publicações neste tópico

Boa tarde!

A questão é simples, mas não deixa de me preocupar.

Eu fiz o IRS da minha namorada pela primeira vez este ano, e é daqueles casos que mais simples não existe. A entidade patronal enviou a folhinha com o rendimento total anual, e no portal das finanças era de fácil preenchimento.

Pensei eu.

Quando comecei a preencher o Anexo A, reparei que o valor que estava pré-preenchido era superior ao que supostamente ela recebeu. Eu explico com mais detalhe:

A minha namorada recebeu, de rendimento colectável, X

Recebeu também, de rendimento não colectável (ela é caixeira, e coisas como subsidio de quebra de caixa não entra como rendimento colectável), Y.

Estes dados vêm na própria declaração que a empresa lhe enviou para ela.

Voltando á declaração do site do IRS. O valor que lá estava, era correspondente a X + Y, o que está incorrecto, visto que Y é suposto não necessitar de ser declarado.

Eu fui verificar as declarações dela desde 2009, e todas estas seguem este modelo, e foram sempre aceites, por isso eu tenho a absoluta certeza que (a não ser que as regras do jogo tenham mudado) eu estou correcto.

Quando terminei de preencher a declaração, foi-me dito que ela continha erros, e que poderia enviar na mesma, mas que eu assumia responsabilidade. Assim o fiz, convicto de que estava no lado correcto da razão.

Hoje vou ao site das finanças, e vejo que a declaração, como esperava, aparece com divergências. Fui ver qual era a divergência, e aparece o esperado, que o valor submetido pela entidade empregadora que está nos registos das finanças não corresponde ao valor que eu declarei.

Hoje não tenho como ir lá, mas amanhã vou as financas, com a folhinha de rendimentos anuais dela e com os recibos de vencimento mensais. Acham que consigo resolver o problema amanha? Ou vai ser outro jogo do gato e do rato com as finanças?

Obrigado pela ajuda.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Suponde que tens razão, a forma mais fácil é a entidade empregadora corrigir a declaração (os valores declarados). De qualquer forma, se tiveres razão hás-de conseguir levar a tua avante, pode é ser um pouco demorado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho uma questão então.

Ela deve ir ter com as finanças, ou com o patrão, em primeiro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na minha opinião, faria melhor em ir ter com o patrão primeiro, até porque o problema pode estar a passar-se também com outros colegas. Mas é só a minha opinião…

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ola!

Trago desenvolvimentos. Fui hoje de manha ás financas, e foi-me dito que eu tinha razão, e que tinha que ir á entidade empregadora para eles rectificarem a coisa.

Disse então á namorada para entrar em contacto com a contabilista da empresa, e ela o fez.

Acontece que eles se enganaram em TODAS as declarações que enviaram as finanças, e que só notaram o erro em inícios de Abril, depois de eu ter enviado a declaração dela, e que então começaram a enviar para as finanças as declarações corrigidas.

Agora o meu problema é, como é que eu sei que as finanças já receberam a declaração corrigida? E o que fazer a seguir, envio uma declaração de substituição (que vai igual á primeira) ou apresento justificação?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

À partida só têm de estar atentos, porque a divergência deve desaparecer assim que o toc rectificar a declaração das retenções. Se tiverem informação que já foi rectificado mas a divergência não desapareceu, é "melgar" as finanças a ver o que se passa, até porque enquanto existirem divergências não resolvidas em principio não há reembolso (se for esse o caso)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor