Pedroazevedo

IRS ESCALÕES

6 publicações neste tópico

Escalões de retenção na fonte são uma coisa. Escalões na entrega do IRS são outras.

As taxas de retenção na fonte são aquilo que é imediatamente deduzido ao salário mensal. O acerto do valor a receber/pagar de IRS em cada ano é calculado segundo os 5 escalões. As retenções na fonte entram como valor a abater ao imposto calculado por este modo.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta,

Tenho mais uma dúvida,

Eu sou trabalhador independente, recibos verdes (iniciei este ano). Sou casado e sem filhos, minha esposa é trabalhadora dependente.

Ela na empresa dela tem que fazer retenção como casada 1 titular ou 2??? eu não tenho trabalho dependente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Eu sou trabalhador independente, recibos verdes (iniciei este ano). Sou casado e sem filhos, minha esposa é trabalhadora dependente.

Ela na empresa dela tem que fazer retenção como casada 1 titular ou 2??? eu não tenho trabalho dependente.

Casada, 2 titulares.

Não tens trabalho dependente mas pagas IRS sobre o teu trabalho, certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda não faço retenção porque ainda não passei a fasquia dos 10000 e.

Mas vou pagar certamente no final do ano, sobre 75% do meu rendimento porque estou no regime simplificado. Se auferir mais que 7000e passo para o 2 escalão de irs certo? 28,5% de desconto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda não faço retenção porque ainda não passei a fasquia dos 10000 e.

Mas vou pagar certamente no final do ano, sobre 75% do meu rendimento porque estou no regime simplificado. Se auferir mais que 7000e passo para o 2 escalão de irs certo? 28,5% de desconto?

Não é assim tão linear. Se vocês são casados têm de meter uma declaração em conjunto. O escalão do IRS vai depender do facto conjugal e do total dos vossos rendimentos.

Além disso, aqueles escalões dizem respeito à matéria coletável, ou seja, já depois das deduções específicas - no teu caso, por exemplo, os tais 25%.

Se precisas de saber o valor exato, o melhor é fazeres uma simulação de IRS com base nos vossos valores concretos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead