Fóruns

1. Finanças

1. Créditos

Créditos habitação, automóvel, pessoal, ao consumo e afins

13.557
      publicações
    2. 12.590
      publicações
    3. Seguros

Seguros de saúde, automóvel, vida, multi-riscos, acidentes pessoais e todos os outros

1.165
      publicações
    4. 879
      publicações
    5. 4.216
      publicações
    6. 24.654
      publicações
    7. 30.410
      publicações
  2. Fiscalidade e Trabalho

1. Impostos

IRS, Segurança social, IMT, IMI e simuladores fiscais

27.449
      publicações
    2. Segurança Social

Subsídios, pensões, abonos e outras contribuições de carácter social

658
      publicações
    3. 1.185
      publicações
    4. Trabalho por conta própria

Trabalhadores independentes, ENIs e micro e pequenas empresas

721
      publicações
    5. 2.307
      publicações
  3. Geral

1. Apresentações

Quem és, de onde vens e para onde vais?

708
      publicações
    2. Diversos

Para falar de tudo o resto

10.696
      publicações
  4. Fórum

1. Regras

Regras do fórum

2
      publicações
  • Estatísticas de Utilizadores

21.941
    Total de Utilizadores
    217
    Mais Online
    Filipedv
    Utilizador Mais Recente
    Filipedv
    Registado
  • Estatísticas do Fórum

13.983
    Total de Tópicos
    134.743
    Total de Publicações
  • Tópicos em Destaque

• Tópicos Recentes

• Publicações

• Pedro Pais
      Sim, será mais ou menos isso.
    • Geral32
      Caro PJA   A questão é a seguinte , bem como a dúvida: Se optar pelo englobamento o simulador deduz um dedução especifica de 4.104. Ou seja até este valor não se paga IRS. No caso da tributação autónoma , não há a certeza se o fisco também faz essa dedução. No simulador não a faz e calcula imposto a pagar de 4.104 x 20% Ninguém parece saber esclarecer esta dúvida, mas se for como indico em cima é uma noema fiscal aberrante.      
    • Plagui
      Obrigado pela resposta.  Portanto, não posso fazer nada em relação a esse tema? Sou portanto, "obrigado" a ter em casa que era dos meus pais, gente que eu não conheço a dormirem várias vezes por semana sem que nada possa fazer só porque um dos meus irmãos é proprietário também da casa? Enfim.  Obrigado tentarei de outra forma.
    • Visitante PJA
      Se indica que prefere a tributação autónoma está a dizer que prefere que esse rendimento seja tributado segundo regras especiais que se aplicam a esse tipo de rendimentos e não segundo o regime geral (que é de onde vem o tal limite de 4104€). O mesmo se passa, por exemplo, com os juros dos depósitos a prazo: normalmente são tributados a uma taxa liberatória, o imposto é retido na fonte e não se pensa mais no assunto. Mas o contribuinte tem a opção de dizer que prefere que sejam englobados e tributados com o resto dos rendimentos - se estes forem suficientemente baixos, o contribuinte pode ver-lhe devolvido o imposto que lhe foi retido na fonte por causa desses juros...
    • Visitante PJA
      A principal dúvida, face ao exposto, é saber se um dos fins a que se destina uma casa é apenas o de permitir a dormida dos proprietários ou também as de pessoas autorizadas pelos mesmos. A esse respeito, e salvo melhor opinião, creio que a lei nada diz. Mas parece-me lícito considerar como aceitável que se considere estar dentro do uso a que a casa se destina a pernoita de convidados do proprietário. Situação bem diferente, por exemplo, seria se se estivesse a arrendar a casa a essas pessoas, dando à casa uma finalidade para a qual ela eventualmente não teria sido registada (a de fazer negócio)... Ou seja, desde que o facto de alguém lá estar a dormir, não impeça os demais comproprietários de lá dormirem ou de acolherem também eles pessoas da sua indicação nessa mesma casa, não me parece que haja aí alguma ilegalidade. Se não conseguem chegar a um consenso sobre o uso a dar à casa talvez seja de discutirem dividir a casa / terreno (se possível) ou proporem a compra/venda das quotas de um ou mais comproprietários pelos restantes.
  • Utilizadores Populares

1. 1
      ruicarlov
      ruicarlov
      10
    2. 2
      Pedro Pais
      Pedro Pais
      8
    3. 3
      D@vid
      D@vid