Fóruns

1. Finanças

1. Créditos

Créditos habitação, automóvel, pessoal, ao consumo e afins

13.064
      publicações
    2. 12.152
      publicações
    3. Seguros

Seguros de saúde, automóvel, vida, multi-riscos, acidentes pessoais e todos os outros

1.126
      publicações
    4. 603
      publicações
    5. 4.082
      publicações
    6. 24.426
      publicações
    7. 27.648
      publicações
  2. Fiscalidade e Trabalho

1. Impostos

IRS, Segurança social, IMT, IMI e simuladores fiscais

26.412
      publicações
    2. Segurança Social

Subsídios, pensões, abonos e outras contribuições de carácter social

510
      publicações
    3. 977
      publicações
    4. Trabalho por conta própria

Trabalhadores independentes, ENIs e micro e pequenas empresas

635
      publicações
    5. 1.858
      publicações
  3. Geral

1. Apresentações

Quem és, de onde vens e para onde vais?

675
      publicações
    2. Diversos

Para falar de tudo o resto

10.520
      publicações
  4. Fórum

1. Regras

Regras do fórum

2
      publicações
  • Estatísticas de Utilizadores

22.558
    Total de Utilizadores
    217
    Mais Online
    marcotulmir
    Utilizador Mais Recente
    marcotulmir
    Registado
  • Estatísticas do Fórum

13.197
    Total de Tópicos
    128.213
    Total de Publicações
  • Popular neste momento

• Tópicos em Destaque

• Tópicos Recentes

• Publicações

• pauloaguia
      Trabalhor dependente - ato isolado - anexo SS
      Quando dizes que não envia, dá-te uma mensagem de erro que te impede de enviar? Ou estás só a ter um alerta? É que os alertas não impedem de submeter a declaração, desde que, ao tentar submeter novamente, marques a opção de que estás consicente do alerta e queres, mesmo assim, submeter.
    • pauloaguia
      IRS _ Caso de Viúva
      As regras mudaram bastante no ano passado, portanto é arriscado fazer comparações dessas - tanto pode ser por causa da mudança do agregado familiar, como pode ser por causa da mudança das regras. Sem dados concretos do que era declarado antes e do que é declarado agora é difícil dizer qual pode ser a causa. Em qualquer caso, podem comparar as demonstrações de liquidação de imposto e tentar perceber onde estão as diferenças - o rendimento coletável mudou assim tanto? (é metade do que era dantes? é parecido com o que era dantes?). E a coleta - acompanha a variação do rendimento coletável ou nem por isso? E as deduções à coleta, quais são as diferenças? A retenção na fonte é maior ou menor do que dantes? E acompanha as variações dos montantes anteriores? Por exemplo, se o teu pai tinha rendimentos muito baixos, é possível que ao serem englobados com os da tua mãe, acabassem por ficar num escalão mais baixo do que agora a tua mãe, sozinha.
      Se ela recebe duas pensões relativamente baixas (a que corresponde uma retenção na fonte baixa ou não existente) mas depois as duas juntas até dão um rendimento passível de pagar um montante de imposto razoável, é normal que depois tenha mais a pagar no acerto de contas que se faz quando é metida a declaração de IRS.
      Outra hipótese - se ela nunca pede faturas com número de contribuinte, pode-se dar o caso de não ter deduções com despesas familiares - só por aí, ainda faz umas centenas de euros de diferença...
      Pode ser qualquer um destes motivos, outros ainda que agora não me ocorram e/ou a mudança de regras. O mais provável é que seja uma combinação de fatores. Outra coisa - comparar reembolsos não serve de nada. O que importa é comparar a coleta - se a coleta for a mesma mas se foi fazendo menos retenção na fonte, é calro que vai ter mais imposto a pagar ou um reembolso mais baixo agora; mas o imposto total pago (a coleta) é exatamente o mesmo...
    • Visitante Vera85
      Trabalhor dependente - ato isolado - anexo SS
      Bom dia! Estou na mesma situação! Passei um ato isolado, preenchi o anexo b mas não envia a declaração por faltar anexo SS que pelo que leio não é necessário no ato isolado. Sem saber o que fazer
    • JorgeM2014
      IRS _ Caso de Viúva
      bom dia

Quando ajudava a minha mãe a preencher o IRS verifiquei que:
      Tendo poucas deduções e, felizmente, poucas despesas de saúde com o falecimento do meu pai agravou imenso o imposto a pagar.
      Nos anos em que o meu pai era vivo pagavam 200 ou 300 euros no final das contas e simulações, este ano a simulação dá a pagar 2500 euros. Haverá algum erro. Será que é por causa da pensão de sobrevivência? Agora a minha mãe é só um titular com as duas pensões ? será isso
      Agradecia que dessem a vossa opinião. Tenho receio que esteja a efectuar algum erro.

Obrigado
    • fernandopts
      Nao Entrega modelo 1 IMI
      Cerca de 8 anos atrás realizei umas obras e alterei a afectação de um r/c de um predio para comercio ( com licenciamento camarario ) nem as obras nem alteração da afectação não foram participadas  ás financas, nao foi apresentado o Modelo 1 IMI, na altura alguem me disse que essa informação seria automatica dada pela camara Municipal para as financas, como nao residia em Portugal e os anos foram passando, agora tenho um problema que queria regularizar , embora saiba que vou ter de pagar o imposto devido mais juros e coimas, a questão é saber se terei de pagar todos estes anos, ou somente pagarei os ultimos quatro (  prescricao apos 4 anos ??), outra questão qual será o valor das coimas ja que ate agora a situacão nunca foi dectada pelas finanças, terá alguma atenuante se for comunicada e paga voluntariamente ??
      Obrigado
  • Utilizadores Populares

1. 1
      pauloaguia
      pauloaguia
      10
    2. 2
      atlas
      atlas
      5
    3. 3
      D@vid