Fóruns

1. Finanças

1. Créditos

Créditos habitação, automóvel, pessoal, ao consumo e afins

13.066
      publicações
    2. 12.152
      publicações
    3. Seguros

Seguros de saúde, automóvel, vida, multi-riscos, acidentes pessoais e todos os outros

1.126
      publicações
    4. 604
      publicações
    5. 4.083
      publicações
    6. 24.428
      publicações
    7. 27.685
      publicações
  2. Fiscalidade e Trabalho

1. Impostos

IRS, Segurança social, IMT, IMI e simuladores fiscais

26.447
      publicações
    2. Segurança Social

Subsídios, pensões, abonos e outras contribuições de carácter social

512
      publicações
    3. 978
      publicações
    4. Trabalho por conta própria

Trabalhadores independentes, ENIs e micro e pequenas empresas

639
      publicações
    5. 1.860
      publicações
  3. Geral

1. Apresentações

Quem és, de onde vens e para onde vais?

675
      publicações
    2. Diversos

Para falar de tudo o resto

10.522
      publicações
  4. Fórum

1. Regras

Regras do fórum

2
      publicações
  • Estatísticas de Utilizadores

22.569
    Total de Utilizadores
    217
    Mais Online
    Jorge Rebelo
    Utilizador Mais Recente
    Jorge Rebelo
    Registado
  • Estatísticas do Fórum

13.207
    Total de Tópicos
    128.307
    Total de Publicações
  • Tópicos em Destaque

• Tópicos Recentes

• Publicações

• atlas
      Fundos de Investimento
      Não é o tópico certo, mas já que se fala nisto, gostaria de deixar aqui uma outra questão que raramente tenho visto ser analisada: a demografia.   Quem investe no imobiliário sabe que demorarão muitos anos até obter a totalidade do retorno do capital investido. Uma expetativa realista é pensar em 20 anos até recuperar a totalidade do capital investido.    Ora Portugal, atualmente, tem cerca de 10 milhões de habitantes. Em 2050, segundo as projeções da ONU, terá cerca de 9 milhões. Por outro lado, segundo os Census de 2011 (os últimos) Portugal tinha, já em 2011, cerca de 700.000 casas fechadas, sem moradores.   Portanto, por um lado, aumento do número de casas disponíveis e, por outro, diminuição da população, só pode ter como consequência a diminuição acentuada do valor das rendas ou do preço das casas. Só assim não será nas casas que estejam particularmente bem situadas. Não é por acaso que, em alguns subúrbios, habitações que há 20 anos foram compradas por 16.000 contos (€80.000,00), hoje em dia estão à venda por 6000 contos (€30.000,00).   No futuro, as casas que não irão perder valor serão apenas as que estejam particularmente bem situadas. Mas essas, já hoje, estão a um preço proibitivo. Para um investidor, pagar casas a um preço proibitivo significa menor rentabilidade. E então já não será esperar 20 anos pelo retorno, mas talvez 40.   Por tudo isto, considero que o investimento em imobiliário é muito arriscado. Eu também tenho um apartamento arrendado, mas foi uma pechincha e está maravilhosamente situado, o que me oferece garantias para o futuro. Caso contrário... eu também não arriscaria.     
    • Eurico, o presbítero
      Fundos de Investimento
      Do que cita, apenas o imobiliário me diz alguma coisa. No entanto, no momento presente, tenho sérias dúvidas que seja recomendável. O mercado de arrendamento continua incerto e este aumento do IMI para os "multiproprietários" de que se ouve falar também não pronuncia nada de bom. Não é sector onde eu invista um centavo, pelo menos diretamente, isto é, comprar para alugar.
    • Beatriz
      Alertas IRS
      Este ano ao preencher a declaração de IRS de um trabalhador independente, CAE 41200 - Construção de edificios, reparei que o valor da retenção de juros de um deposito a prazo, está pré preenchido no Anexo B, no quadro 6, campo 602. Costumava estar no anexo E.  Quando tento validar a declaração dá-me o seguinte erro: Erro 049B: a retenção na fonte declarada ultrapassa o valor máximo estabelecido por lei. Já agora, o valor total dos rendimentos da actividade é colocado no campo 414, certo? Tenho de declarar os valores descontados para a SS no quadro 8, campo 701?  
    • Patanisca
      Fundos de Investimento
      Imobiliário, carros clássicos (restauro), LEGO, coleccionismo Star Wars, startups (Venture Capital). Assim de repente lembro-me disto.  O que não falta por aí é onde investir.   Os fundos são o mais "fácil" de diversificar o investimento, pois a sua estrutura é já ela diversificada e gerida por outrém, o que transmite uma certa tranquilidade, além de não se perder tempo a gerir.
    • Eurico, o presbítero
      Fundos de Investimento
      Só um apontamento para reflexão. Talvez por falta de alternativas, sinto que estou a concentrar (em demasia?) as minhas poupanças em Fundos de Investimento internacionais. De vez em quando, ainda entro num ou noutro estruturado (neste momento tenho posições em três deles, mas confesso que o meu histórico em estruturados não tem sido muito rentável), contudo, verifico que há uma unicidade nas recomendações dos bancos de investimento: propõem Fundos de Investimento e pouco mais. Não são da mesma opinião? Não faltará "oferta"? Quem pretenda diversificar - lei básica de quem está nesta área das aplicações financeiras - que opções encontra para além dos tradicionais/mainstream DP, CA/CTPM, seguros de capitalização; unit liked, fundos, etc Atendendo ao contexto actual de baixas taxas de juro. não haverá outro tipo de produtos que suscitem interesse dos investidores?  Ainda há dias, em conversa com um profissional da bolsa, ele falava-me que há (grandes) investidores que pagam - literalmente - para ficarem com obrigações alemãs, isto é, sabem que daqui a 2 ou 3 anos vão receber menos dinheiro (um pouco menos) do que agora aplicaram, mas que só o facto de terem a "garantia/certeza" do acesso ao capital nesse prazo lhes é suficiente. No fundo, é como se pagassem o aluguer de um cofre-forte - foi essa a imagem que me transmitiram - só que com uma "taxa de aluguer" mais baixa. Isto deixa-me a pensar nas particularidades, muito próprias, do mundo em que vivemos actualmente...
  • Utilizadores Populares

1. 1
      pauloaguia
      pauloaguia
      6
    2. 2
      atlas
      atlas
      5
    3. 3
      Jaymz
      Jaymz