Actividade últimas semanas

A apresentar todo o conteúdo publicado nos últimos 15 dias.

This stream auto-updates   

  1. Última Hora
  2. Verdade que o Obriga tenho positivo, mas assim que poder mando tudo o que diga NB fora... é só sair do negativo! Seja lá isso quando for...
  3. Hoje
  4. No CIRS (código do IRS) está: Artigo 15.º Âmbito da sujeição 1 - Sendo as pessoas residentes em território português, o IRS incide sobre a totalidade dos seus rendimentos, incluindo os obtidos fora desse território. 2 - Tratando-se de não residentes, o IRS incide unicamente sobre os rendimentos obtidos em território português. Daqui eu entendo que, se fores não residente, não tens que declarar os rendimentos obtidos fora de Portugal (neste caso na Degiro), ou estou a interpretar mal?
  5. A tua questão coloca alguns problemas: 1º) se a tua tia faleceu sem descendentes nem ascendentes ( e SEM TESTAMENTO ) e, dizes que tinha irmãos então os seus herdeiros são os irmãos, isto do ponto de vista legal ( se tivesse feito testamento poderia ter dado todos os seus bens, incluindo dinheiro, a quem quisesse nem que fosse à Santa Casa ou aos gatos...dado não ter herdeiros em linha direta - marido ou filhos ) 2º) dizes que tens uma prima - ou seja a tua tia tinha pelo menos 2 irmãos ( pode ter mais, vivos, mas sem filhos ) e como disse esses são os herdeiros 3º) no entanto AO TER COLOCADO nas suas contas bancárias os vossos dois nomes ( embora talvez, ou só, apenas como medida de segurança para ela própria ) então legalmente cada uma de vocês ( tia + 2 sobrinhas ) passou, perante o banco e a lei, a ser dona de 1/3 das quantias depositadas - ou seja, caso tu e a tua prima queiram podem dizer que 1/3 do dinheiro das contas é vosso - mas isso pode colocar-vos um problema ético se souberem que a tia o fez apenas por segurança ( p.ex., sendo idosa queria ter alguém de confiança que pudesse movimentar o dinheiro para lhe acudir em caso de doença ou internamento em que ficasse incapacitada e pelos vistos vocês seriam essas pessoas ) no entanto caso vocês optassem/optem por este caminho os outros ( irmãos da tia / herdeiros ) poderão sempre levar a coisa para a Justiça e provar que nas ditas contas bancárias vocês nunca depositaram um tostão de dinheiro vosso e portanto o mesmo era apenas da vossa tia e vocês só lá estavam por precaução - isso levaria a uns anos de tribunais, evidentemente... Portanto convém ter algum bom senso nesta questão e ver o que pretendem fazer, ou qual a opinião, dos irmãos da vossa tia ( vossos pais, não ? ) pois até pode ser que entendam que ela vos colocou na conta porque vos queria mesmo dar o dinheiro e eles podem achar que não necessitam de mais dinheiro e preferir dá-lo ás filhas/sobrinhas. Mas essa é uma questão de ambiente familiar que só vocês podem avaliar, sendo que nestas coisas a melhor opção é sempre evitar zaragatas e problemas que só se traduzem em tribunais, demoras e custos.
  6. tópico oficial
    CGD

    Li no jornal de negócios que a partir de Maio que irão cobrar 1€ para actualizar a caderneta ao balcão...
  7. Olhando para os preçários dos bancos, tanto o Invest como o Atlântico europa têm contas para pessoas coletivas sem custos de manutenção. Mas no invest são necessários 5000€ para abertura de conta enquanto que no Atlântico não.
  8. No cartão da Deco Unicre tinham a exclusão de não permitir pagamentos de outros cartões da Unicre, semelhante ao que o Best fez. Mas de resto funcionava, e sempre obtive chasback com isso, até ao dia em que todo o programa reduziu as taxas (de 1 para 0.5% nas compras normais e de 1% para 0% nos pagamentos de compras e serviços)
  9. Podia ao menos esclarecer como funcionam essas Depósitos a 1 dia, para sabermos o produto equivalente em Portugal (conta à ordem, depósito a prazo, etc..)
  10. Boa tarde! E a primeira vez que vou passar um recibo eletrônico, e tenho algumas dúvidas: - só hoje me pagaram os serviços prestados no mês de outubro e de novembro de 2026, passo o recibo com a data de hoje?? - tenho que passar 2 recibos (outubro/novembro) ou posso passar tudo no mesmo? Obrigado desde já!
  11. Boa tarde, Antes de mais, o que é a HOME? Nunca ouvi falar da HOME, a NOS era a ZON que foi fundida com a Optimus. Mas adiante. As dívidas de telecomunicações prescrevem passado 6 meses, se e só se nunca foi informada dessa dívida, no entanto tem que ser você a invocar essa prescrição. Agora, não me parece que seja esse o caso porque você diz que foi informando o contencioso que estava tudo liquidado, se foi informando é porque tinha conhecimento da dívida certo? Além disso se já fez pagamentos, já não pode invocar a prescrição da dívida. De qualquer das formas a não estou a perceber bem a história, está algo confusa.
  12. Não tributável é o que não é sujeito a imposto, como o subsídio de desemprego. Os rendimentos da sua esposa são sujeitos a imposto, mesmo que ela não "adiante" mensalmente via retenção.
  13. As pensões de reforma também são "dinheiro pago pelo estado" e pagam imposto... Mas no caso do subsídio de desemprego, está isento de tributação. Portanto, se esse for o único rendimento dela, pode avisar a sua entidade empregadora para passar a descontar para o IRS pelas tabelas de "casado, único titular".
  14. Se o filho tiver falecido antes do pai não - uma vez que não tem descendentes não tem ninguém que possa exercer o direito de representação, logo a herança é dividida só pelos dois irmãos ainda vivos. Se o filho tiver falecido depois do pai então foi seu herdeiro. Mesmo que não tenha havido ainda partilhas da herança do pai, há bens que lhe tocariam a ele. Tendo falecido depois do pai, a sua mãe, como única herdeira dele, fica com os bens que lhe pertenciam.
  15. Vê aqui , sempre tens algumas recomendações.
  16. Sim tudo em Outros.
  17. A única seguradora que esteve prestes a falir ( e foi devido a problemas de gestão e fraudes ), foi a AIG, mas o Estado Americano resgatou-a, não tenho conhecimento de mais nenhum caso em todo o mundo, por isso mesmo costumo dizer que um seguro de capitalização costuma ser melhor opção que DPs, costumam dar melhor taxa e o risco de falência é 99,99% nula.
  18. Ontem
  19. isso até pode ser verdade, agora duvido que seja a razão pela qual praticamente não têm empréstimos na plataforma. Ninguém para de fazer dinheiro porque vai alterar a plataforma daí a semanas. No máximo param dois dias antes. Eu contra mim falo, porque até hoje, a minha favorita é a Viventor,.... agora sem business, não dá para eu ficar infelizmente.
  20. Boa noite no fim de 2016 meti os papeis para a pensão social de invalidez por motivo de doença gostaria de saber agora se vou ser obrigado a fazer IRS e se vou ser independente do agregado familiar juntamente com os meus pais?
  21. Boa tarde, Eu sai de Portugal em 2012 logo depois de terminar o curso e nunca trabalhei em Portugal. Gostaria de saber se neste caso a minha Residência Fiscal continua a ser a de Portugal caso nunca a tenha mudado. Segundo isto: "De acordo com a legislação portuguesa, é considerado(a) residente fiscal quem permaneça em território nacional 183 ou mais dias (seguidos ou interpolados) durante um dado ano fiscal ou ainda quem, tendo permanecido menos tempo, aí disponha, em 31 de dezembro desse ano, de habitação que faça supor que se trata da sua residência habitual. São sempre consideradas como residentes no território português as pessoas que constituem o agregado familiar, desde que naquele resida qualquer das pessoas a quem incumbe a direção do mesmo." eu não sou residente fiscal dado que não tenho nenhum activo. No entanto, a minha morada no CC continua a ser a minha morada anterior (que é da minha mãe). Que devo fazer neste caso? Desde já o meu obrigado pela ajuda.
  22. Tratando-se da transmissão de imóveis, estes estão sujeitos a uma taxa de imposto de selo de 0,8% do valor dos mesmos. Dado que se trata do cônjuge e filhos não estão sujeitos a mais nenhum imposto. Relativamente a mais valias, a questão só se coloca caso os herdeiros um dia decidam vender o imóvel. Nessa altura será calculado o valor das mais valias obtidas com o mesmo (grosso modo, a diferença entre o valor da venda e o valor actualizado da compra) e metade desse valor será sujeito a IRS. O fisco faz as contas todas, os intervenientes apenas têm de declarar os dados da operação na sua declaração de IRS no ano seguinte ao da venda. Guardem os comprovativos de todos os custos que tiverem agora com a transmissão do imóvel (escritura, imposto de selo, etc), pois esses poderão ser deduzidos às mais valias, na altura da venda.
  23. Não percebo - o que é que as obrigações bancárias do vendedor têm a ver com o caso? Porventura não são vocês, que vão comprar, que precisam de ter o dinheiro disponível numa dada data? Podem sempre fazer um aditamento ao CPCV a alargar o prazo. Mas, se começam a desconfiar do negócio, podem também desistir do mesmo e exigir a devolução em dobro do sinal dado que o prazo estipulado no CPCV não foi cumprido (admitindo que não estipularam penalização diferente no mesmo).
  24. Boa tarde a todos/as. Recentemente tenho visto nas minhas redes sociais anúncios a esta iniciativa: http://toptraderchallenge.pt/ Para quem não quiser perder tempo a ler isto é um passatempo promovido por um broker chamado Tele Trade Portugal em que entre os dias 5 e 17 de Fevereiro os concorrentes vão negociar numa conta de demonstração havendo prémios para os 4 melhores. Há já algum tempo que tenho andado com vontade de aprender mais sobre o trading e abrir uma conta de demonstração (não necessariamente aqui) para ver como me saio. Agora as minhas perguntas são: qual é a contrapartida? A Tele Trade é um broker de confiança? Já alguém participou em algo deste estilo ou utiliza os serviços da Tele Trade? Obrigado pelo vosso tempo.
  25. Boas... Tenho uma grande dúvida. Sou inquilino da mesma casa à 16 anos. Assinei apenas um contrato em Julho de 2000, agora pretendo me mudar. Por lei quantos dias ter que dar, após comunicação da rescisão.
  26. Bom dia a todos. Vou deixar de ser trabalhador por conta de outrem e abraçar uma atividade por conta própria. Inicialmente, vou receber de um cliente uma avença entre 2100 e 2300 euros mensais, mais IVA a 23%. Já percebi que as opiniões online dividem-se entre os benefícios dos regimes de recibos verdes ou de uma sociedade unipessoal. Podem ajudar-me a esclarecer esta dúvida? O que será mais benéfico (ou menos mau… ) a nível de IRS e Segurança Social? Obrigado.
  27. Não tinha qualquer movimento de atividade à mais de 4 anos, como fui notificados pela Segurança Social para pagar à volta de 60 euros mensais resolvi encerrar a atividade. Tenho a receber do IVA cerca de 4000€ como devo proceder? Encerrei a atividade em Outubro de 2016.
  28. Bom Dia O meu sogro faleceu em 1996 e deixou uma casa propriedade dele e da minha sogra construída em 1966. Os herdeiros penso que do valor da casa de 50% (visto os outros 50% serem da minha sogra) são : a minha sogra e três filhos. Em 1996 a casa valia para as finanças 1245 Contos. Em 2016 vendemos a casa por 55 000 euros tendo a predial ficado com 5% da venda. A minha sogra ficou com 50%+12,50% e os três filhos com 12,50% cada um. AO nivel do irs o que devo colocar no meu irs os cerca de 6500 euros recebidos pelos 12,5% ou o valor total? A minha sogra entra só com os 12,5% relativamente a mais valias? Os 50% são dela e a casa è anterior a 1989. Que documentos são precisos para suportar estes valores no IRs. Obrigado
  1. Carregar mais actividade